Notícia no Ato

Macacos encontrados mortos em Capão Alto reforça alerta para febre amarela no município

A Secretaria de Saúde de Capão Alto acendeu o sinal de alerta quanto ao risco de transmissão de febre amarela no município. A preocupação se deve falto de casos de morte de macacos registradas no município. Embora não esteja confirmado a circulação da doença no município, as autoridades de saúde locais estão tomando as providências de prevenção contra a doença. Uma das recomendações é que as pessoas procurem a unidade de saúde para se vacinar.

Segundo a secretária de saúde do município, Gislaine Freitas, já foram encontrados dois macacos mortos no interior do município. Tal fato é prenúncio de que a doença pode estar circulando na região. Foi coletado material do primeiro animal e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen) para que seja feito o exame que indicará se o animal morto estava com a doença ou não. O resultado do exame ainda não saiu.

A secretaria também recebeu informação de outro primata encontrado morto na zona rural do município. Imediatamente, técnicos da pasta foram até o local da ocorrência para verificar se é possível colher material para exames (se o animal estiver em estado de decomposição, a coleta de material é impossível).

A febre amarela é uma doença grave transmitida por certas espécies de mosquitos. O vírus responsável pelo problema atinge principalmente o fígado e causa febre, dor de cabeça e pele amarelada. Macacos infectados passam o vírus para os insetos ao serem picados. Estes mosquitos, por sua vez, podem atacar humanos que estão passando por alguma região de mata ou próxima a ela. A vacina é a melhor forma de prevenir a doença. O imunizante é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde. Todas as pessoas com mais de nove meses devem ser imunizadas.

Gislaine ressalta que as equipes de saúde de Capão Alto estão trabalhando forte para prevenir a doença no município. Umas medidas adotadas é o mapeamento dos lugares onde os macacos estão sendo encontrados mortos. A orientação é para que os moradores que presenciarem situação semelhante entrem em contato com a Secretaria de Saúde do município imediatamente para informar a ocorrência.

Além disso, a secretária afirma que o município fará o “Dia D” de vacinação, no próximo dia 27 de fevereiro. A ação tem como principal objetivo a revisão das carteirinhas de vacinação dos moradores, garantindo que a população possa se vacinar não apenas contra a febre amarela, mas contra outras doenças. Neste dia, a unidade central de saúde do município ficará aberta das 9h às 17 horas. “Vamos vacinar, orientar e esclarecer dúvidas da população”, frisa Gislaine.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!