Notícia no Ato

Alunos da rede municipal de ensino aprenderão Capoeira

Capão Alto – Depois de muitas tratativas e de enfrentar burocracias lentas e emperradas, a Secretaria Municipal de Assistência Social conseguiu colocar em prática o Projeto de Ensino da Capoeira na Rede Municipal de Ensino, junto com o CRAS e o CMDK. O lançamento do Projeto aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 25/06, no Centro Social Robinsom Correia. Na oportunidade, a secretária municipal de Assistência Social, Rita Campos, satisfeita com o lançamento do Programa, disse o seguinte: “com certeza estou muito feliz. Esperamos 01 (um) ano para que se concretizasse, muito embora já podíamos contar com o apoio da Baesa. Devido às mudanças ocorridas na organização financeira do município, onde também não existia dificuldade; porém, a burocracia estava lenta. Foram realizadas várias Licitações Públicas, e nunca aparecia ninguém para participar. Felizmente encontramos o professor Silvio da Luz Moreira que se empenhou, e que a partir de hoje vai desenvolver esse trabalho para alegria dos nossos alunos e também do Cras e do CMDK estamos realizando um grande sonho. Primeiramente vamos começar com o nosso grupo de crianças e adolescentes que hoje funciona no Cras. A nossa intenção, e até já estivemos reunidos com os diretores das escolas e, com certeza vamos estender a todas as escolas do município”, observou Rita Campos, secretária municipal da Assistência Social.


Repassando conhecimento
O professor de Educação Física, Silvio da Luz Moreira, com 34 anos de prática em Capoeira. Mestre desde 2012, formado pelo Mestre Gringo, e de outros 12 Mestres que compareceram à formatura, inclusive, a presença do Mestre Pop que é o presidente da Confraria de Mestres de Santa Catarina.

“Há 24 anos que estou ensinando, dando aula de Capoeira. Estávamos em Bocaina do Sul há 3 anos, onde também estamos desenvolvendo um belo trabalho. E agora, para Capão Alto, trazendo a mesma proposta, envolvendo a educação e o social. Um trabalho que tem um cunho sócio-educacional bem forte, onde pretendemos repassar o conhecimento de que é a Capoeira de verdade, que é cultura, é lazer. Sempre digo que a Capoeira é uma atividade múltipla. Pode ser ensinada como cultura, como esporte, como artes marciais. Enfim, levamos para onde queremos. Essa é a nossa missão quanto educador popular. Hoje temos a facilidade de entrar também nas instituições de educação, pela minha formação acadêmica. Sou licenciado pela Unifacvest, Bacharel pela Uniasselvi e atualmente matriculado no Mestrado, cumprindo uma Pós, na área da Educação Física, onde sou Licenciado e Bacharel. Hoje trouxemos aqui alguns alunos já conhecidos que participaram no lançamento do projeto junto da Baesa e da comunidade de Capão Alto”, frisou o Mestre Silvio da Luz Moreira, o qual durante o evento cantou algumas canções sendo interagidas pelas crianças. Enfim, qualquer que seja a modalidade esportiva bem aplicada para as crianças tem o retorno positivo para formação de suas personalidades. Quando uma administração municipal se preocupa com o futuro de suas crianças, com certeza o resultado será benéfico para toda a comunidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário