Notícia no Ato

IGP identifica 5 jovens vítimas da tragédia na BR 116, em Capão Alto

O Instituto Geral de Perícias comunica que acaba de confirmar a identificação das cinco vítimas do acidente do último dia 13, envolvendo 3 carros e 3 caminhões na BR 116, em Capão Alto.
Numa primeira avaliação dos corpos foi constatado que a carbonização extrema havia impossibilitado a identificação por impressão digital e comprometido a arcada dentária. Nesses casos a única forma de identificação passa a ser por DNA.
Ainda na sexta-feira (13) foram coletadas amostras das 5 vítimas e enviadas ao laboratório, em Florianópolis, assim como solicitado amostras de material genético dos familiares, para que fosse realizado confronto.

A identificação por DNA é bastante minuciosa e passa por diferentes exames até que se obtenha um laudo final, o que pode levar meses, dependendo do caso.
Por esse motivo, ao mesmo tempo que começou um trabalho intenso das equipes do laboratório, o Instituto Geral de Perícias (IGP) enviou para Lages o odontolegista Paulo Miamoto, para que iniciasse mais uma tentativa de identificação pela arcada dentária.
Na terça-feira (17) o profissional especializado começou a necropsia odontológica e já fez a solicitação dos prontuários dentários às famílias. Com o trabalho extremamente minucioso, que contou com o apoio dos auxiliares de medicina legal Geraldo Bastos Júnior e Elisangela Luana Pereira e, ainda, com o dentista e professor da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e do Centro Universitário Unifacvest, Alceu Martins Júnior e também com a dentista e especialista em odontologia legal Emanuelle Andressa Rodrigues, aos poucos a esperança de dar uma resposta mais rápida às famílias voltou a crescer. A equipe conseguiu extrair as informações necessárias das arcadas e, com o apoio da UNIPLAC, que cedeu os equipamentos para a realização de radiografias nos corpos, chegaram à identificação de 3 das 5 vítimas na noite desta quarta-feira (18); Adrielle De Oliveira Gomes, Wesley Ribeiro e Lucas Cavilha.
A força tarefa recomeçou cedo nesta quinta-feira (19) e no início da tarde mais uma identificação, Luciano Andrade. Por volta das 15h30, a confirmação da quinta vítima do acidente, Paloma Coswosck.
Conforme as identificações foram se confirmando, nossas equipes entraram em contato com as famílias e as liberações dos corpos foram autorizadas.
O Instituto Geral de Perícias se solidariza com os familiares de Adrielle de Oliveira Gomes, 19 anos, Wesley Ribeiro, Lucas Cavilha, Luciano Andrade e Paloma Coswosck, jovens que tiveram a vida interrompida por mais uma tragédia nas nossas rodovias.

COMO É POSSÍVEL A IDENTIFICAÇÃO PELA ARCADA DENTÁRIA?

Existe uma combinação de anatomia, tratamentos odontológicos e patologias que são muito complexas e praticamente impossível de se repetir, o que torna a dentição única, assim como a impressão digital e o DNA.

Parabéns a todos envolvidos neste delicado trabalho e um agradecimento especial a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), que prontamente disponibilizou profissionais e equipamentos para que fosse possível dar um alívio mais rápido às famílias neste momento tão difícil.

CHEGADA DOS NOVOS SERVIDORES FOI DETERMINANTE NO TEMPO DAS IDENTIFICAÇÕES

O odontolegista Paulo Miamoto está entre os 96 novos servidores do IGP, nomeados pelo governador, Carlos Moisés, no dia 2 de setembro deste ano.
O aumento no número destes especialistas no estado, que até então contava com apenas um no quadro de colaboradores, permitiu o rápido deslocamento do mesmo para se dedicar ao caso.
Além dele, os novos peritos bioquímicos atuaram junto com a equipe do laboratório na extração do perfil genético das vítimas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário