Notícia no Ato

Corpo de Bombeiros de Lages comemora 53 anos de fundação

O 5° Batalhão de Corpo de Bombeiros de Lages realizou na manhã desta sexta-feira (28), solenidade comemorativa aos 53 anos de implantação da unidade. Medalhas de Mérito por reconhecimento foram entregues à homens que se destacaram no cumprimento do seu dever e bombeiros da reserva foram homenageados.


Inaugurado em 25 de setembro de 1965, a unidade dos Bombeiros de Lages tinha efetivo de apenas 12 militares e uma viatura. Hoje com status de batalhão atende cerca de 50 municípios, desde o Alto Vale do Itajaí e em toda Serra Catarinense.
Seu efetivo total é de 180 bombeiros militares e mais de 90 viaturas operacionais e administrativas, sendo que só em Lages são 60 militares e 40 bombeiros comunitários, que ano passado atenderam a mais de quatro mil emergências.
O comandante do 5° Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ariovaldo da Silva Pacheco, deu as boas-vindas aos convidados e agradeceu a corporação. “Parabéns bombeiros militares da ativa e da reserva. Parabéns bombeiros comunitários. Vocês são nosso maior patrimônio. É com trabalho e dedicação que nos tornamos agentes da própria mudança e estamos felizes por poder contar com vocês”, disse.


Prestigiaram a solenidade, o secretário executivo da ADR de Lages Juarez Matos, presidente da Câmara de Vereadores de Lages Luiz Marins, comandante da 2ª Região de Polícia Militar tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 1° Batalhão Ferroviário de Lages, tenente-coronel do Exército Cleber Machado Arruda, comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar Alfredo Nogueira dos Santos e o comandante da 2ª Região de Bombeiros Militares, coronel Edson Tadeu Stank de Souza.
Durante a solenidade foram entregues medalhas de mérito a bombeiro militar por relevantes serviços e alto grau de profissionalismo, mérito comunitário por destaque na realização de ações entre comunidade e a corporação, mérito em salvamento aquático e mérito cinotécnico, em que são realizados estudos da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães.
Bombeiros militares da reserva remunerada, também foram homenageados com diploma pelos relevantes serviços prestados ao longo dos anos. No final da solenidade aconteceu o tradicional “banho” aos formandos do curso de Bombeiros Comunitários. O prefeito de Lages Antônio Ceron, foi representado no evento pelo diretor de trânsito Rogério Juari Gonçalves de Almeida e o presidente da Amures, Antônio Zilli pelo assessor de imprensa Onéris Lopes.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário