Notícia no Ato

Projetos da Secretaria da Educação de Lages recebem reconhecimento de boas práticas em congresso estadual

As práticas foram selecionadas como exemplos de ações que refletem a busca constante por melhorias e a vontade de transformar municípios em espaços mais inteligentes e adaptáveis

Dois projetos realizados pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, foram reconhecidos e premiados como exemplos de boas práticas durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), realizado entre os dias 27 e 29 de setembro em São José. Essa conquista é um reflexo do compromisso e da qualidade do trabalho desenvolvido no Sistema Público Municipal de Educação. 

O primeiro projeto reconhecido foi o “Núcleo de Excelência em Educação Permanente (NEEP) – Desafios e Perspectivas”. O programa é composto por professoras e professores formadores, organizados por áreas da educação básica. Essa equipe de profissionais busca ampliar e aperfeiçoar o trabalho interdisciplinar, organizando, articulando e subsidiando processos do percurso educativo nas unidades municipais de ensino.

O NEEP foi implementado em 2017. Ele tem por objetivo acolher as necessidades dos docentes que atuam no cotidiano das unidades de ensino, colaborando para a efetivação do percurso formativo das crianças e dos estudantes do sistema municipal de ensino. Os encontros de estudos acontecem mensalmente e envolvem docentes de todos os componentes curriculares, etapas e modalidades. Além disso, o programa é marcado por acompanhamento pedagógico que ocorre nas unidades de ensino.

Outra iniciativa premiada foi a “Ação humana e a relação com desastres naturais”, atividade desenvolvida nas 33 Escolas Municipais de Educação Básica(EMEBs). O projeto nasceu após o setor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, por meio do NEEP,  fomentar durante os encontros de estudos com professoras e professores uma atividade interdisciplinar de discussões que envolvessem o tema desastres naturais.  

Nas escolas, a equipe de professores de cada unidade organizou o planejamento interdisciplinar com as turmas do ensino fundamental e médio para a conscientização sobre os prejuízos para a qualidade do ambiente que as ações humanas promovem. A realização de passeios no bairro das unidades de ensino para observação,  vídeos sobre enchentes urbanas e sobre a importância de não jogar lixo nos rios e bueiros, entre outras atividades, subsidiaram as rodas de conversa e as produções das/os estudantes.  

“Estamos muito felizes em ver as nossas práticas sendo reconhecidas e valorizadas em um evento de tamanha importância estadual. São ações como essas que, de uma forma ou de outra, impactam de maneira positiva a vida dos lageanos” destacou a secretária Municipal de Educação, professora Ivana Michaltchuk que, ao lado de demais professoras da equipe de ensino da SMEL, participou do Comac-SC.

Boas Práticas

Durante o Congresso, foram selecionadas 50 iniciativas que melhor refletem a busca constante por melhorias e a vontade de transformar municípios em espaços mais inteligentes e adaptáveis. Ao todo, 89 municípios catarinenses, de 12 associações e consórcios submeteram suas iniciativas. Cada iniciativa escolhida apresenta uma abordagem única para os desafios contemporâneos, contribuindo para o progresso das comunidades locais.

Para participação no evento, foram consideradas somente boas práticas realizadas nas cidades catarinenses. Os avaliadores levaram em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.

O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCatarina), Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) e da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). Seu objetivo é mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios, em diferentes áreas.

Texto: Adecir Morais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!