Notícia no Ato

Policiais Militares Ambientais concluem Curso de Gestão às Emergências com Produtos Perigosos

Entre os dias 22 e 26 de junho de 2026, policiais militares da Polícia Militar Ambiental participaram da 9ª edição do Curso de Gestão às Emergências com Produtos Perigosos, realizado em Florianópolis. A capacitação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e operacionais dos profissionais para atuação em ocorrências de alta complexidade envolvendo substâncias perigosas.

Representando a Corporação, participaram do curso o 3º Sargento PM Maycon David Manoel dos Santos e a Cabo PM Daiana Peixe de Mello. Durante a semana de instrução, os policiais aprofundaram conhecimentos sobre a legislação aplicada ao transporte e manuseio de produtos perigosos, diretrizes para atendimento a emergências, gestão de riscos, resposta a acidentes, legislação ambiental e atuação integrada entre os órgãos responsáveis pelo gerenciamento dessas ocorrências.

A programação contemplou palestras ministradas por especialistas de referência na área, além de visitas técnicas às instalações da CASAN e da Transpetro, permitindo aos participantes conhecer, na prática, os sistemas de prevenção, segurança operacional e gerenciamento de emergências adotados por instituições estratégicas.

Como encerramento da capacitação, foi realizado um exercício simulado de grande porte no Túnel Antonieta de Barros, em Florianópolis, coordenado pela Defesa Civil de Santa Catarina. O treinamento reproduziu um cenário de acidente com vazamento de produto perigoso, promovendo a integração entre as instituições de resposta e o aperfeiçoamento dos protocolos de atuação, segurança, mitigação de riscos e proteção ambiental.

A participação da Polícia Militar Ambiental reafirma o compromisso da Corporação com a qualificação permanente de seu efetivo, investindo na capacitação técnica e na atuação integrada para garantir respostas cada vez mais eficientes em ocorrências envolvendo produtos perigosos, contribuindo para a proteção do meio ambiente, da população e do patrimônio público.

Capacitação contínua, integração entre instituições e excelência operacional: pilares que fortalecem a atuação da Polícia Militar Ambiental em defesa da sociedade e do meio ambiente.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!