Notícia no Ato

Unidade de Suporte Básico de Lages realiza parto em ambulância

A pequena Isabela Manuele nasceu na última quarta-feira (8 de junho) dentro da ambulância do município na rua de casa, no bairro Santa Maria

A equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Lages realizou um atendimento diferente e especial na última quarta-feira (dia 8): o parto da pequena Isabela Manuele dentro da ambulância. A bebê veio ao mundo às 8h22 alegrando a família e os profissionais presentes no momento.

A mãe Gabriele Schuster, de 23 anos, conta que as contrações iniciaram por volta das 5h da manhã, mas não pensava que Isabela estava quase nascendo. “Achei que ia ganhar de tarde. Meu marido estava na espera e então lá pelas 8h da manhã, as contrações ficaram mais fortes e chamei ele para me levar na maternidade. Íamos deixar minhas filhas no Guarujá e depois ir de carro ao hospital, mas não deu tempo”, disse.

Gabriele, o marido e as duas filhas Brenda e Rebeca moram no bairro Santa Maria, em Lages, e decidiram chamar a ambulância. “A equipe chegou rápido. Pediram para ter calma e ir devagar, me ajudaram a levantar da cama, deitei na maca, empurrei, a bolsa estourou e ela nasceu. Meu marido pegou um cobertor dentro de casa, tanto para ela quanto pra mim, enrolam ela com todo carinho e colocaram sob meu peito, e assim fomos a maternidade”, contou a mãe.

Segundo a socorrista da USB, Cristina Martins, Isabela nasceu saudável, de 39 semanas, com 3 quilos 730 gramas e 48 centímetros e meio. “Isabela é linda, chorou logo ao nascer, foi tudo bem tranquilo, Foram realizados os procedimentos, e encaminhamos as duas até o Hospital Tereza Ramos. O parto foi um momento mágico e abençoado para a mãe e para nós”, contou.

Unidade de Suporte Básico

A USB do município faz parte da Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Lages. A equipe criada em 2006, é composta por seis motoristas socorristas e oito técnicos de enfermagem que utilizam duas ambulâncias para os atendimentos.

Texto: Natasha Monteiro/Fotos: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!