O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu, na tarde do último sábado, 20, o “CAV de Portas Abertas”, evento gratuito para receber a comunidade externa.
Cerca de 900 visitantes conheceram os prédios, laboratórios, experimentos e as atividades desenvolvidas na universidade. Também houve mostra de trabalhos, atividades recreativas, apresentações culturais, tirolesa e distribuição de pipoca e picolé para as crianças.
“É uma grande oportunidade para que a comunidade conheça o que nós fazemos”, afirma o diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto. “Ficamos muito felizes em poder receber todos aqui”, conclui ele.
A programação ainda incluiu uma feira de adoção de animais, visitação ao planetário móvel, demonstrações com drone, coleta de vidro e de lixo eletrônico e a participação de instituições parceiras da Udesc Lages.
O evento foi organizado pela Direção de Extensão e contou com o apoio de técnicos, professores, estudantes e bolsistas. “O evento superou nossas expectativas e o público participou com muito entusiasmo”, conta o diretor de Extensão, Clóvis Eliseu Gewehr. “Tivemos a oportunidade de apresentar 40 laboratórios e setores, instituições parceiras e a novidade ficou por conta do planetário e do palco cultural que agradaram muito o púbico”, afirma Gewehr.
A vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, esteve presente a falou da importância da integração da universidade com a comunidade: “Um dos pilares da nossa gestão é abrir a universidade para a comunidade. Nós temos um excelente ensino de graduação e pós-graduação, excelentes pesquisas e projetos de extensão e é preciso divulgar isso”, afirma. “Essa é uma universidade pública, gratuita e do Estado e, por isso, faz parte da comunidade e do desenvolvimento regional”, completa a vice-reitora.
Além de aproximar a universidade da comunidade, o evento divulgou os cursos gratuitos de graduação, os projetos e ações desenvolvidas. Atualmente, a Udesc Lages possui mais de 100 ações de extensão, ou seja, aquelas voltadas para benefício da comunidade.