A Prefeitura de São Joaquim segue trabalhando na manutenção de estradas do interior do município para assegurar o escoamento da safra da maça. Os trabalhos vêm ocorrendo, inclusive, nos fins de semana, com ações de patrolamento e passagem de máquinas com rolo compactador para melhorar as condições de trafegabilidade dos caminhões.
O problema é que as fortes chuvas em outubro e novembro do ao passado destruíram algumas estradas, demandando intervenções efetivas das equipes da prefeitura para recuperar os trechos. Só para se ter uma ideia da dimensão do problema, a chuva da primeira quinzena de outubro isolou localidades produtoras de maçã, como Luizinho, exigindo um planejamento diferenciado da Prefeitura para assegurar a recuperação das vias.
No mês passado, o Notícia no Ato mostrou a situação precária da estrada de acesso às localidades de Boava, Fundo da Lamoa e Grota do Cedro. Os produtores chegaram até a pagar do próprio bolso a manutenção de um trecho de cerca de 5km dessa estrada. Em resposta, a prefeitura realizou ações para recuperar a via.
Agora, diante da necessidade frequente de intervenções para manter as vias em boas condições, resta saber que tipo de serviço está sendo realizado nas vias. Se estradas não estiverem recebendo cascalho, obviamente que sempre serão necessários serviços para recuperá-las. Em outras palavras, se os serviços não estiverem sendo bem executados, não resolve o problema, sendo um eterno “enxugar gelo”, em que pese a força das chuvas nos últimos tempos.