Moradores estão denunciando a falta de água na Escola Municipal multisseriada Barra dos Índios, na localidade de Farinha Seca, em Correia Pinto. A bomba do poço artesiano que abastece a unidade queimou. O local precisa receber remessas periódicas de “bombonas” de água para o consumo dos alunos e funcionários, mas a questão da limpeza fica comprometida. A escola possui 10 alunos matriculados e funciona meio período.
De acordo com informações, o problema se arrasta desde o dia 13 de março. Os moradores alegam que a Prefeitura já foi informada da situação, mas até agora não resolveu o problema. “Não é por falta de informação, porque a secretaria (da Educação) já foi notificada várias vezes. O descaso é evidente”, denunciam os moradores.
A reportagem entrou em contato com o secretário Municipal de Finanças e Administração, Eder Mesquita. Por incrível que pareça, ele disse que não tinha conhecimento do caso. E informou que irá se inteirar da situação para repassar ao Notícia no Ato.
Já a Secretaria Municipal da Educação deu outra explicação. Informou que já foi adquirido uma bomba nova e 220 metros de fios. Os equipamentos, afirmou, serão instalados neste sábado (15), para que o abastecimento na unidade volte ao normal.
Problemas recorrentes
O que se percebe, talvez por incompetência das autoridades políticas, é que os problemas envolvendo questões de saneamento básico em comunidades rurais da região se avolumaram nos últimos anos. Entende-se que o Poder Público deve criar um planejamento consistente para evitar esse tipo de problema. Medidas como a implantação de reservatórios maiores, entre outras, precisam ser adotadas pelas autoridades para assegurar o fornecimento de água aos moradores.