O sábado (8) foi de muita música, cultura, gastronomia e confraternização no entorno do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, em Lages. O espaço recebeu o Stammtisch e o Moto Mercado, eventos que reuniram um grande público e celebraram as tradições, os sabores e o espírito de amizade característicos da Serra Catarinense.

O termo Stammtisch, de origem alemã, significa “mesa do povo” ou “mesa cativa”. Na cultura germânica, representa os encontros regulares entre amigos que se reúnem para conversar, comer e beber, fortalecendo os laços de convivência.
Confraternização e cultura local
De acordo com o diretor do Mercado Público, Célio Bueno Júnior, o evento foi resultado de uma parceria com o Núcleo Cervejeiro da Associação Empresarial de Lages (ACIL).
“Aqui temos sete cervejarias artesanais da Serra Catarinense. Convidamos também nossos amigos motociclistas e a Casa Forghieri, que preparou um delicioso costelão assado no fogo de chão, servindo porções gratuitas ao público”, destacou Célio.

Os visitantes puderam degustar e conhecer os produtos das cervejarias locais: Eiswasser, Guedbeer, Serena, OG Mil 88, Serra Forte, União Serrana e Cervejaria Urupema.
O clima foi de descontração, marcado pela união entre música, gastronomia e amizade — uma verdadeira celebração da cultura regional.
Atrações musicais e espaço cultural
Durante a tarde, o evento contou com apresentações musicais de artistas locais, entre eles Álvaro Xavier, Edionei Dianekine, Gabriel Dias, Vinícius Teodoro e Banda, entre outros.“O Mercado Público é um espaço de confraternização e de valorização da nossa cultura e dos produtos regionais. Aqui promovemos eventos que aproximam a comunidade e fortalecem o comércio local”, ressaltou o diretor.Célio Júnior lembrou ainda que o espaço cultural do Mercado é parceiro na realização da Feira Novembro Azul, que reúne artesanato, brechós e artigos diversos, organizada pelo grupo Tramas, Aramos e Artesanatos.
Programação de fim de ano
Com a chegada do fim do ano, o Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini prepara uma programação especial com diversas atividades.Segundo o diretor, por determinação da prefeita Carmen Zanotto, a prioridade é valorizar os artistas e produtos locais, promovendo parcerias com entidades e instituições do município.
“Teremos ações em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, voltadas à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem durante o Novembro Azul. Também estão previstos shows locais, karaokês e, no início de dezembro, as comemorações pelos quatro anos do Mercado Público Municipal, com quatro dias de celebrações e grandes apresentações”, concluiu Célio Bueno Júnior.




