A Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) completa neste 10 de agosto, 57 anos de fundação. Criada em 1968, por um grupo de prefeitos liderados pelo então prefeito de Lages, Nilson Rogério Neves, a entidade representa os 18 municípios da região e se consolidou ao longo das décadas como uma das associações mais atuantes do Estado de Santa Catarina.
Com forte protagonismo no planejamento regional, desenvolvimento econômico, promoção do turismo e especialmente, na articulação institucional, a Amures foi responsável por importantes avanços na gestão pública regionalizada. Sua principal missão, certamente, é a integração entre os prefeitos, com vistas a fortalecer o municipalismo.
Ao longo dessas mais de cinco décadas, a Amures construiu um legado e contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população da Serra Catarinense. Entre as suas áreas de atuação estão o meio ambiente, planejamento, agricultura, turismo, saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e assistência social.
Segundo o presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, os 57 anos da entidade representam mais do que um marco histórico: simbolizam um compromisso permanente com o futuro da região. “É uma honra presidir a Amures em um momento tão importante. Aqui trabalhamos pelo coletivo, fortalecendo cada município”, declarou Pedro Ostetto.
A Amures é uma entidade mantida pelas prefeituras e nasceu da união entre os municípios e permanece com esse espírito. “Nosso foco é o desenvolvimento sustentável, respeitando as vocações locais, as potencialidades de cada cidade e promovendo projetos que melhorem a vida das pessoas”, afirma o presidente.
Dois consórcios públicos
Além da atuação técnica nas áreas estratégicas, a Amures também é reconhecida por coordenar iniciativas regionais. Tendo o prefeito de Bocaina do Sul, João Eduardo Della Justina, como presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), e o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, como presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde (Cisamures).
É através dessas entidades que se potencializa o uso compartilhado de recursos financeiros e técnicos. Nesta data, a associação celebra ainda, conquistas recentes como a implantação da usina de asfalto que tem capacidade de atender aos 18 municípios e a ampliação física de sua sede, que deve inaugurada em breve.
A história da Amures se entrelaça com a história dos municípios e sua atuação é estratégica em momentos decisivos. Especialmente, na implantação de programas regionais de incentivo ao empreendedorismo e ações conjuntas para enfrentamento de crises e consolidação do desenvolvimento sustentável regional.
Sobre a Amures
Fundada em 1968, a Associação dos Municípios da Serra Catarinense – Amures, tem sede em Lages, na rua Otacílio Vieira da Costa, 112, Centro e reúne 18 municípios: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.
Por: Onéris Lopes
Foto: fachada da Amures na década de 70 | Arquivo