Notícia no Ato

Correia Pinto: Projetos encaminhados à Câmara buscam o desenvolvimento do município, afirma a prefeita Lucia Ortiz

A prefeita de Correia Pinto, Lucia Ortiz, destacou a importância de projetos de leis que tramitam na Câmara de Vereadores local. As propostas, que fazem parte do plano de governo da atual gestão municipal, preveem a criação de quatro cargos estratégicos na prefeitura, visando promover o desenvolvimento social e econômico do município. Na avaliação da prefeita, as propostas “têm visão de futuro”, ou seja, visam o desenvolvimento a médio e longo prazo, promovendo o bem-estar da comunidade. A expectativa é de que as propostas sejam votadas na Câmara assim que os vereadores retornarem do recesso parlamentar.

Em entrevista ao Notícia no Ato, a prefeita apresentou detalhes dos projetos, que buscam o desenvolvimento do município. Uma delas prevê a criação de dois cargos para fomentar a geração de emprego e renda para a população correiapintense, impulsionando o desenvolvimento local. Esses dois profissionais vão atuar na busca por um melhor espaço para a implantação de uma área industrial no município e trabalhar para atrair empresas para se instalarem no município, além de atuarem junto ao empresariado local, visando atender as demandas do setor.

A questão do emprego e renda, aliás, é uma das preocupações da administração municipal, que está trabalhando ativamente para melhorar esse setor. “Em 2024, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que tivemos apenas 13 empregos gerados. Esse ano, já tivemos 119, porém, nós queremos muito mais e, através da criação desta função, vamos buscar ampliar a oferta de emprego”, declarou a prefeita.

Outra proposta do Executivo, que está tramitando na Câmara, prevê a criação de um cargo para abarcar um profissional ligado à causa animal. A prefeita lembrou que, em 2022, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei nesse sentido. A proposta prevê a contratação de um profissional para atuar na fiscalização de animais de pequeno e grande porte no município, aplicando, inclusive, multas quando for necessário, mas nunca foi colocada em prática porque falta, justamente, esse servidor para realizar tais serviços.

A prefeita também busca, com as propostas encaminhadas ao legislativo, a contratação de profissional para atuar no setor de licitações da Prefeitura, atendendo a uma demanda criada pela Nova Lei de Licitações, dando, com isso, segurança jurídica aos processos. Dentre outras funções, esse servidor atuará buscando fornecer esclarecimentos a quem pretende prestar serviços para a prefeitura.

Por fim, o Executivo também pretende, com as propostas de sua autoria, a divisão da Fundação de Esporte e Cultura, extinguindo quatro cargos da Fundação Cultural e mantendo todas as funções já existentes no esporte. Isto é, a prefeita deixa claro que nenhum cargo novo está sendo criado com essa proposta. A desmembração dessa pasta facilitará, inclusive, a captação de recursos para investimentos junto a outras esferas governamentais.

Financiamento para a construção da nova sede da Câmara é aprovado

A prefeita Lucia Ortiz também falou sobre o projeto que prevê a contratação de financiamento para construção da sede da Câmara de Vereadores, um anseio antigo da população. Segundo a gestora, a proposta já foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada por ela. Atualmente, o legislativo funciona no mesmo prédio da Prefeitura.

A administradora explicou que esse financiamento será contratado pelo Executivo, mas será pago, posteriormente, pelo legislativo, com as verbas que recebe da Prefeitura, conforme prevê a legislação – ou seja, o projeto não vai onerar os cofres da Prefeitura. O financiamento poderá chegar até R$ 4 milhões.

A prefeita afirmou que a iniciativa vai gerar economia aos cofres da Prefeitura. Isso, porque, quando a Câmara for para sua sede própria, o espaço, onde hoje funciona a Casa, sobrará, possibilitando que abarque secretarias e órgão da prefeitura que atualmente ocupam espaços alugados. Atualmente, o município gasta cerca de R$ 15 mil com aluguel de imóveis.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!