Notícia no Ato

Escola Municipal Olintho D’Ávila Mesquita é destaque em Literatura através de Projeto Solidário

Aconteceu, no dia 21 de fevereiro, a entrega dos livros arrecadados na campanha realizada pelos alunos do 4° ano da Escola Olintho D’Ávila Mesquita. O material foi arrecadado durante o período de elaboração do Projeto Jovens escritores 2024.

A ideia do projeto surgiu em abril de 2024. Inspirados nas histórias vindas da catástrofe das enchentes do Rio Grande do Sul, os alunos elaboraram a escrita literária que culminou em livros individuais, 100% autorais, desde o texto até as ilustrações feitos pelos alunos e lançados em uma belíssima noite de autógrafos.

O objetivo do projeto foi estimular as crianças, do 4° ano da escola Olintho, à escrita literária com a inspiração vinda das histórias da enchente vivida no Rio Grande do Sul em 2024.

Os alunos criaram seus textos sempre contendo ao final uma mensagem de encorajamento, de que o povo gaúcho venceria mais aquele desafio, porém, a fraternidade tomou proporções tais que os alunos, juntamente com a direção e os professores lançaram uma campanha comunitária de arrecadação de Livros a fim de serem enviados à Cidade de Cruzeiro do Sul, pois naquele município gaúcho a catástrofe foi de proporções devastadoras. O projeto teve como cunho principal a estimulação da leitura e escrita literária, fomentar o desenvolvimento além dos alunos da escola Olintho de Correia Pinto, além de despertar no aluno o gosto pela leitura.

Durante o período de arrecadação dos livros, foi entrado em contato com voluntários que uniram forças e não mediram esforços para construir uma nova escola para as crianças de Cruzeiro do Sul, voluntários estes que trabalharam incansavelmente para fazer a escola sair do papel e se tornar uma bela estrutura e que então receberiam os livros arrecadados pelos jovens escritores da escola Olintho.

Através da entrega dos livros realizada na última sexta-feira 21/02 com a presença da CRE-LAGES, representada pela professora Cleusa Straobel e Mercedes Gevaerd a concretização desta união em prol da literatura e desenvolvimento humano superando catástrofes foi possível.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!