Audiência pública convocada por deputado Marcius Machado (PL) reuniu moradores da região em Urubici
Na audiência pública para tratar das obras da rodovia SC 370, a empresa Planaterra se comprometeu a terminar o asfaltamento dos 600 metros mais críticos da obra ainda este ano. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores de Urubici e foi convocada pelo deputado estadual Marcius Machado (PL).
A obra, que faz a ligação entre os municípios de Urubici e Rio Rufino, cuja pavimentação deveria ter sido concluída em fevereiro deste ano, segue em ritmo lento, causando grandes transtornos para moradores, comerciantes e agricultores da região. A morosidade na execução do projeto motivou a audiência, que buscou trazer respostas concretas à comunidade.
A mesa foi composta pelo deputado Marcius Machado, pelo Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, pela prefeita de Urubici, Mariza Costa (PP), pelo prefeito de Rio Rufino, Erlon Tancredo Costa (PSD), e pelo anfitrião, presidente da Câmara de Vereadores de Urubici, Gilberto Morgan (União). Também participaram o engenheiro ferroviário Isaac Ferraz, responsável pela obra e representante da empresa Planaterra, além de lideranças regionais, comerciantes e moradores.
Na audiência, representantes da Secretaria de Infraestrutura e da empresa Planaterra esclareceram o andamento da obra da SC-370. Isaac Ferraz, engenheiro responsável, explicou que o projeto, com uma extensão total de aproximadamente 29 km, está sendo executado em um trecho de 6 km. “Estamos trabalhando para garantir que a obra seja concluída no prazo e com a qualidade contratada, sempre focando em otimizar os custos para o Estado”, destacou.
Jerry Comper, também enfatizou os desafios enfrentados na execução de obras públicas, como as condições climáticas da região, mas reafirmou o compromisso da Secretaria em avançar com os trabalhos e entregar a pavimentação do trecho crítico, de cerca de 600 metros, ainda este ano.
“Dentro de casa, quando realizamos uma obra, nem sempre conseguimos cumprir o prazo previsto. Imaginem isso em uma obra pública, enfrentando os desafios do clima de Santa Catarina. Mas o compromisso é claro: pavimentar 600 metros do trecho mais crítico ainda este ano e retomar o ritmo normal em 2025 para acelerar a entrega”, comenta.
Moradores também relataram os impactos do atraso. Como exemplo do Nilvo Dione Martinhago, residente na localidade de Consolação, “essa obra é vital para o desenvolvimento da região. Hoje, com a estrada em condições precárias, temos prejuízos no transporte, dificuldades no escoamento da produção agrícola e perdemos turistas, que evitam vir pela má condição da via”, ressaltou.
Ao encerrar o evento, o deputado Marcius Machado agradeceu a participação de todos e reafirmou o compromisso com a conclusão da obra, “continuarei cobrando, pois acredito que um dia vibraremos juntos a vitória de ver essa estrada finalizada. Será um marco para o desenvolvimento e a qualidade de vida na nossa região.”
A comunidade segue mobilizada e continuará cobrando avanços concretos na execução da SC-370. A obra, que faz parte do Programa Estrada Boa, o maior programa de infraestrutura rodoviária da história de Santa Catarina, tem prazo contratual de conclusão até 2025.