Gestores de Assistência Social e Técnicos da Proteção de Média Complexidade dos municípios da Serra Catarinense participaram na tarde dessa sexta-feira (09), de reunião no auditório da Amures para elaboração dos Planos Municipais para População em Situação de Rua. O plano visa estruturar o atendimento a pessoas em situação de rua, de acordo com as legislações vigentes e as diretrizes nacionais.
Segundo a assessora de Assistência Social da Amures, Ana Paula Couto, este documento delineará ações específicas para garantir os direitos dessa população, promover a inclusão social e assegurar o acesso aos serviços públicos. “Cada município tem de ter seu plano, cuja finalidade são orientações e estratégias aos profissionais e gestores municipais de Assistência Social no atendimento das demandas de população em situação de rua”, explicou Ana Couto.
A reunião mobilizou ao menos 15 municípios e mais de 30 gestores e técnicos. Eles avaliaram, também, os encaminhamentos e transportes para origem nos casos em que os moradores de rua são provenientes de outros municípios.
As abordagens a essas populações devem ser consideradas sob a ótica de promover a inclusão social, proteção e garantia de direitos à essas pessoas. Tudo de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, e do Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua.
Texto/Fotos: Assessoria Comunicação Amures/Por Onéris Lopes