Na madrugada deste domingo (18) o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) de Laguna recebeu a ligação de uma mulher que estava com um bebê recém-nascido (sete dias) engasgado com leite materno e não respirava.
A agente Laisa Firmino Luciano orientou, por telefone, a mãe para realizar a manobra de Heimlich, durante aproximadamente dois minutos, quando a criança voltou a respirar, e pode se ouvir o choro do bebê. Os pais foram orientados a levarem a bebê ao hospital, para melhor avaliação.
Na sexta-feira (16) uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Trombudo Central foi acionada para atender a uma ocorrência em que um bebê de apenas 3 dias apresentava Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), no município de Agronômica.
No local a mãe entregou o bebê, que já estava respirando, aos socorristas e relatou que tentou realizar as manobras de desobstrução, porém sem sucesso. Foi então que ela fez contato com o CBMSC pelo 193, foi orientada pelo atendente e obteve êxito na realização das manobras necessárias para que o bebê voltasse a respirar.
O CBMSC ressalta que atendimentos como estes reforçam o compromisso da corporação em salvar vidas e evidencia o empenho e excelência no atendimento. No caso de Laguna e de Agronômica, o preparo dos atendentes foi fundamental para o sucesso dos salvamentos.
Confira no vídeo do CBMSC como agir em caso de engasgamento de bebês.