Por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (11), agentes de perícias e peritos criminais da Polícia Científica, com apoio dos Agentes de Trânsito da Diretran de Lages, realizaram exame para definir a velocidade dos veículos envolvidos no acidente que resultou na morte de dois adolescentes, Iago Rodrigues, de 17 anos, e Ruan Ribeiro, de 16 anos. O primeiro morreu no local do acidente, já o segundo faleceu após dar entrada em hospital.
O acidente ocorreu no dia 23 de julho de 2023, no cruzamento da Avenida Presidente Vargas, com Valmor Ribeiro, no bairro Coral em Lages. Segundo informações, o juiz que atua no caso solicitou a Polícia Científica o exame para definição da velocidade do veículo no momento da colisão, qual exigiu um trabalho complexo da perícia.
Uma das formas de se fazer a medição, é utilizando imagens do acidente. Uma câmera de vigilância próxima ao local chegou a registrar uma parte da colisão.
De maneira simplificada, para o cálculo da velocidade com imagens, são escolhidos pontos de referência na imagem (foram colocados cones da Diretran no local da perícia). O perito realiza medições destes pontos e compara a posição do veículo em diferentes frames. Após a conclusão do exame, o laudo será encaminhado ao judiciário.
Os Agentes de Trânsito, auxiliaram os Agentes da Polícia Científica, na segurança do trânsito, com colocação de cones e desvio do trânsito.