Notícia no Ato

SINPCI protocolou ofício ao Governador , solicitando cronograma para nomeação imediata dos 196 aprovados no concurso público

O Sindicato dos Auxiliares Periciais da Polícia Científica de Santa Catarina (SINPCI) protocolou nesta quinta-feira (28), ofício ao Governador Jorginho Melo, solicitando cronograma para nomeação imediata dos 196 aprovados no concurso público para o cargo de Auxiliar Criminalístico da Polícia Científica. O documento apresenta 35 moções de apelo das Câmaras Municipais e sete indicações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), todas elas solicitando a nomeação dos aprovados no concurso público.

Dentre os argumentos expostos pelos Deputados estaduais e Vereadores das diversas Casas Legislativas Municipais está a falta de pessoal para a área da Polícia Científica, com apenas 37,7% do efetivo de auxiliares criminalísticos em relação ao número de vagas existente. Além disso, o último concurso para o cargo foi realizado no ano de 2014 e a demanda por perícias digitais e cibernéticas tem crescido consideravelmente nos últimos anos, exigindo um aumento na quantidade de profissionais disponíveis para esse trabalho. Outro ponto destacado pelos vereadores é a necessidade de estruturação das Centrais de Custódia para armazenamento de vestígios de crime, conforme inovação legislativa trazida pelo Pacote Anticrime.

O SINPCI enviou cópias do ofício para a perita geral da Polícia Científica, Andressa Fronza, e para o Secretário de Segurança Pública, Dr. Paulo Cezar Ramos, para que possam tomar as medidas necessárias para efetivar as nomeações e atender às demandas da categoria.

O presidente do SINPCI destaca que a nomeação dos aprovados é essencial para a qualidade dos serviços prestados à população e para o fortalecimento da segurança pública do estado. “Os auxiliares criminalísticos são peças fundamentais no processo de investigação e solução de crimes. Por isso, é fundamental que esses profissionais sejam nomeados imediatamente”, afirmou.

A expectativa é que o governador Jorginho Melo e os demais destinatários do ofício possam tomar as medidas necessárias para atender às demandas da categoria e garantir a segurança pública no estado de Santa Catarina.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!