Notícia no Ato

CRUELDADE: Cão encontrado abandonado estava amarrado a um poste

Um cachorro foi encontrado abandonado atrás do Cemitério da Penha, em Lages. O animal estava amarrado a um poste jogado à própria sorte. A Polícia Militar esteve no local para atender a ocorrência. Foi tentado entrar com o Centro de Zoonoses, mas a iniciativa não obteve êxito.

O cão, segundo informações, estava no local desde a noite de sábado (7) e foi deixado ali por dois elementos. Um senhor viu o animal no local e acionou a polícia. O cachorro foi recolhido pela entidade “Adote Lages”, um grupo de proteção animal. Ele será tratado e encaminhado para adoção.

Abandono de animais é considerado como maus tratos, ou seja, é crime com pena que pode levar o agressor à cadeia. Dessa forma, cabe à Prefeitura aumentar a fiscalização para identificar e denunciar os agressores. É importante que a população ajude denunciando os casos para punir os responsáveis.

Em Lages, é comum o abandono de animais (cães e gatos). Os descartes criminosos e cruéis acontecem nos quatro cantos da cidade. Ocorre que, na maioria das vezes, a população fica de mãos atadas quando encontra os animais nas ruas, não sabendo a quem recorrer para socorrê-los.

É preciso ressaltar que, muitas vezes, o Poder Público, principalmente o Centro de Zoonoses, a quem cabe recolher os animais de rua, não oferece estrutura adequada para atender os casos. A população questiona, inclusive, os serviços de plantão do órgão no fim de semana. A dúvida é se esse serviço funciona efetivamente, se a equipe de plantão possui efetivo suficiente para atender a demanda.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!