Notícia no Ato

Caoagro e Cidasc apreendem 2,5 toneladas de carne

O Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (Caoagro), participou nesta segunda-feira (31), juntamente à Cidasc, Vigilância Sanitária e Polícia Civil de São Miguel do Oeste de uma operação em estabelecimento comercial na cidade.

O objetivo da operação foi a fiscalização do estabelecimento responsável pela distribuição de produtos de origem animal (tripa bovina e suína), com o escopo de verificar a procedência dos produtos e, sobretudo, a falsificação de selo do serviço de inspeção federal.

No local, foram encontrados diversos barris plásticos com selos de inspeção federal falsificados, produtos visivelmente deteriorados, com sérias consequências para os consumidores.

Foram identificados também que os selos foram falsificados no local, como forma de dar aparência de validade e procedência lícita.

O proprietário do local foi multado no valor de R$ 65 mil pela Cidasc, assim como um inquérito policial será instaurado pela Polícia Civil para apurar o crime de falsificação de selo público, com pena prevista de 2 a 6 anos de reclusão.

De acordo com o delegado Fernando Callfass, o Caoagro da Polícia Civil possui atribuições para trabalhar em conjunto com as forças sanitárias, objetivando preservar a agropecuária e a segurança de alimentos, abrangendo a saúde animal, a sanidade vegetal, a segurança, a padronização e a classificação de produtos e insumos agropecuários”.

A união de esforços entre a Polícia Civil, Cidasc e Vigilância Sanitária tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado na proteção da sanidade animal, bem como evitar a ocorrência de crimes contra a fé pública, com sérias consequências para os consumidores.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!