Notícia no Ato

Elemento é detido pela PMRv aplicando notas falsas em banca de produtos coloniais

A guarnição da policia militar rodoviária abordou na manhã desta quarta-feira, 15, em frente ao posto 10, município de Painel, um masculino de 27 anos que transitava com um veículo GM Celta, do município de Tubarão, por ter utilizado como pagamento uma nota de R$ 200,00 com claras características de ser falsa, na compra de 4 kg de pinhão e 2 kg de vergamota numa banca de produtos coloniais, localizada as margens da BR 282, em Lages.

O proprietário do estabelecimento, que comunicou o fato ao posto via telefone, alegou que após efetuar a venda, desconfiou da referida nota e, rapidamente deslocou a um posto de combustível nas proximidades e solicitou auxílio dos operadores de caixa, os quais relataram se tratar de fato de nota falsa.

O crime de moeda falsa está tipificado no artigo 289 do Código Penal Brasileiro, que define o crime como sendo atribuído àquele que falsifica, fabrica ou altera a moeda metálica ou papel-moeda nacional ou estrangeiro. Nas mesmas penas incide quem importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.

Diante dos fatos, a guarnição lavrou o devido boletim, e com as partes envolvidas, proprietário do estabelecimento que se fez presente e cliente, deslocou ainda na agência do Banco do Brasil, onde após avaliação em leitor óptico, restou clara a falsificação, encaminhando os envolvidos para a Delegacia de Polícia Federal, em Lages, para demais providências.

Fonte: 1ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!