Ao longo dos anos, o público feminino tem lutado para superar os obstáculos do machismo e alcançar conquistas expressivas no Brasil e no mundo. Neste sentido, é cada vez mais notória a presença feminina em todos os setores da sociedade. Na 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Lages, a presença feminina é destaque na gestão atual do órgão.
Cecília Maria Henrique assumiu a chefia do órgão em julho deste ano. Com uma vasta experiência na corporação, ingressou na PRF em dezembro de 1995. Já trabalhou em Florianópolis, Paraíba e Brasília. Na Capital Federal, exerceu funções importantes. Lá, trabalhou na área de ensino, capacitando profissionais de todo o Brasil. Para ela, a educação é muito importante para a segurança pública e ajuda a salvar vidas.
Já a inspetora Elisiandra Macedo Correia da Silva, assumiu o cargo de chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização. Ela ingressou na PRF em 1996 e agora encara o desafio de ocupar um cargo de chefia. “Estamos todo o dia aprendendo, principalmente gestão. Vamos procurar fazer o melhor que podemos para os nossos colegas na pista. Estamos com 40 policiais na delegacia, uma equipe muito forte, com bastante vontade e confiante no nosso trabalho. Nossa gestão é participativa, formamos uma família”, disse.
Questionada a respeito, Cecília entende não haver preconceito dos homens contra mulheres em cargos de chefia na delegacia. “Com 27 anos de polícia, a gente se permite fazer uma gestão com nossas próprias características. E talvez isso colabore para não ter esse preconceito. Nossa gestão não é melhor ou pior do que a do homem, a gente só quer fazer com as nossas caracteríticas” , declarou Cecília.