Notícia no Ato

Em Lages, agentes de trânsito esperam há anos por equipamentos de segurança

Os agentes de trânsito de Lages estão reivindicando o cumprimento da promessa de entrega de equipamentos de segurança por parte da Prefeitura local. Eles precisam de colete balístico, spray de pimenta e arma de choque não-letal. Estes itens são importantes para a proteção pessoal dos agentes, que atuam na fiscalização de trânsito em toda a cidade.

Os equipamentos são um pedido antigo dos agentes. A categoria luta há anos para conseguir os itens, mas até agora só ouviram promessa da administração. Atualmente, segundo informações, a prefeitura está providenciando apenas a licitação para a compra de uniformes para a categoria. A aquisição dos itens depende depende de autorização do Exército.

Os agentes de trânsito são fundamentais na segurança pública. O trabalho deles está previsto na Constituição Federal, art. 144 parágrafo 10, que trata sobre o sistema único de segurança pública. O grupo trabalha em ações conjuntas com órgãos de polícia, por isso, precisam de equipamentos de segurança pessoal.

Vale reforçar que os agentes são os responsáveis por cuidar do trânsito da cidade de Lages, atendendo a todas as ocorrências de acidentes de trânsito. Eles afirmam que há dinheiro para a compra dos itens de segurança. Só no mês passado, a Prefeitura arrecadou cerca de 39 mil em multas de trânsito. Então, se o dinheiro está entrando nos cofres públicos por meio das notificações, nada mais justo que a prefeitura ofereça condições para que os agentes possam trabalhar com segurança e protegidos. Um aspecto que vale ressaltar, porém, é que o volume de arrecadação com multas em Lages está baixo demais.

O trabalho dos agentes ganha ainda mais importância se considerar que a Polícia Militar, que também atua na ordem pública, sofre cada vez mais com a falta de efetivo. Recentemente, o governo do Estado anunciou a contratação de 500 novos policiais destes, porém, apenas um virá para Lages. Ou seja, com a falta de efetivo na PM, como seria o trânsito lageano se não houvesse o trabalho dos agentes?

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!