O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) denunciou Patrick Luis de Avila Baccin, de 31 anos, por matar no dia 30 de dezembro de 2020 a mãe e a irmã a facadas, em Lages, na Serra catarinense. As vítimas são Terezinha do Carmo de Ávila Baccin e Priscila de Ávila Baccin, de 63 e 36 anos, respectivamente. Para o MPSC, o crime foi motivado por vingança.
A denúncia expedida no último dia 14 pelo promotor Fabrício Nunes, da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, é acompanhada também das qualificadores de motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas – qualificadoras também apresentadas no inquérito policial.
Entre PMs, familiares e vizinhos, dez testemunhas foram ouvidas. Para o Ministério Público, o crime foi motivado por vingança, devido a uma série de desentendimentos familiares que não foram especificados na denúncia. Ainda será apurado se Patrick sofre de problemas psiquiátricos, após indícios serem apresentados na investigação.
Família tentava conter violência em casa
As duas vítimas moravam com Patrick no Bairro Universitário, em Lages. “Por razões diversas, ele mantinha constantes desentendimentos familiares com ambas”, afirmou Nunes na denúncia. Ao cometer o crime, ele visou “se vingar desses desentendimentos”.
De acordo com o delegado Raphael Barbosa, da DIC (Divisão de Investigações Criminais de Lages), as vítimas tentavam assistir ao agressor dentro de casa. “Há outros registros de situações de violência doméstica”, anotou o delegado.
Na noite do dia 30, ele armou-se com uma faca, uma marreta e uma chave de fenda, entre outras ferramentas. Primeiro ele desferiu golpes contra a mãe, na região do crânio e tórax. Em seguida, aplicou os golpes contra a irmã. Uma tia encontrou os corpos das vítimas na manhã do dia seguinte, após Priscila não aparecer no posto de combustível onde trabalhava.
Patrick foi localizado pela Polícia Militar no dia 1º, na BR-282, em Palhoça, utilizando um carro Montana Branca que pertencia à irmã. Ele tentou fugir dos policias militares, chegando mesmo a investir contra eles e dirigir na contramão. Na tentativa de fuga, acabou colidindo o veículo. Ele está preso em Lages.