Entre a noite de domingo (16) e a madrugada de segunda-feira (17), três ocorrências de alta gravidade mobilizaram as forças de segurança na Serra Catarinense. Os fatos envolveram tentativa de homicídio, violência doméstica e injúria racial em Lages, um latrocínio tentado em São Joaquim e outra tentativa de homicídio também em Lages.

Tentativa de homicídio e injúria racial são registradas no Bairro Penha, em Lages
Data/Horário: 16/11/2025 – 19h48
Local: Rua da Roseira, Penha – Lages
A Polícia Militar de Lages atendeu uma ocorrência que envolveu tentativa de homicídio, violência doméstica, injúria racial, porte ilegal de munição, desobediência e resistência. A guarnição foi acionada após denúncia de que um homem armado estaria ameaçando sua esposa e seu filho dentro da residência.
Ao chegar ao local, os policiais verificaram que um disparo havia sido efetuado dentro da casa, atingindo a parede do quarto. Segundo informações colhidas, o tiro só não atingiu o filho do autor porque a mãe conseguiu desviá-lo da linha de tiro no momento da discussão.
O suspeito havia fugido instantes antes, mas foi localizado nas proximidades. Em buscas na residência, os policiais encontraram munições calibre .32 e confirmaram a marca do disparo na parede. O projétil foi recolhido para investigação.
Durante o atendimento, outro homem presente passou a proferir ofensas e expressões racistas contra uma das mulheres, configurando injúria racial. Ele recebeu voz de prisão, resistiu à abordagem e precisou ser contido. Familiares também tentaram interferir na ação policial, mas a situação foi controlada.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as munições apreendidas e demais elementos relacionados à ocorrência.
Latrocínio tentado é registrado em propriedade na SC-114, em São Joaquim
Data/Horário: 16/11/2025 – 21h45
Local: Rodovia SC-114, Interior – São Joaquim
A Polícia Militar de São Joaquim foi acionada para atender um caso de latrocínio tentado em uma residência localizada às margens da SC-114, próxima a uma vinícola. Dois homens invadiram o local, anunciaram o roubo e levaram pertences, incluindo carteira, celular, dinheiro e um revólver calibre .38.
Durante o crime, o proprietário foi agredido e atingido por um disparo de arma de fogo, ficando o projétil alojado na região do maxilar. Ele foi encontrado por seguranças do estabelecimento e encaminhado ao Hospital Municipal de São Joaquim. A vítima estava consciente, porém desorientada em razão do ferimento.
A Polícia Militar registrou o boletim de ocorrência, preservou o local e iniciou diligências iniciais. A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil.
Polícia Militar impede continuidade de tentativa de homicídio em Lages
Data/Horário: 17/11/2025 – 00h52
Local: Rua Fortaleza, Bairro Santa Helena – Lages
Já na madrugada de segunda-feira, a Polícia Militar de Lages evitou a continuidade de uma tentativa de homicídio após o proprietário de um bar relatar que ocupantes de um veículo haviam passado em frente ao estabelecimento e efetuado um disparo em sua direção.
Com auxílio do sistema de monitoramento, o veículo foi identificado e localizado em frente a uma residência. No interior da garagem, os policiais ouviram conversas de homens que planejavam retornar ao bar para “finalizar” o que haviam iniciado.
Seis suspeitos foram abordados, e durante buscas foi apreendida uma garrucha com numeração suprimida, além de dois cartuchos calibre 20 deflagrados, ainda com odor de pólvora. O solicitante reconheceu um dos homens como autor do disparo.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil com a arma e demais materiais probatórios. Mensagens de ameaça enviadas ao estabelecimento também foram registradas pelos policiais.




