O Plenário Nereu Ramos foi palco de debate na última quinta-feira, 02 de maio. A Sessão Especial proposta e presidida pela vereadora Elaine Moraes (Cidadania) trouxe em pauta o tema do assédio no ambiente de trabalho.
Para explanar sobre o assunto, foram convidados a compor a mesa de trabalhos: Caroline Pinheiro Presotto, representando a auditoria-geral e controladoria interna do município; Luciana Rodermel, delegada regional de polícia civil em Lages; Paula Cristina Pinheiro Granzotto, autora da cartilha sobre o assédio no serviço público; e Angelita Aparecida Ribeiro, supervidora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST.
Juntas, desmistificaram os tipos assédio através da leitura da cartilha, disponível no site oficial do município e da auditoria e controladoria interna. São eles: assédio moral, quando o indivíduo é exposto a situações humilhantes de forma frequente; assédio sexual, quando há agressão verbal ou física sexual; e a discriminação, quando alguém é alvo de preconceito ou distinção por fazer parte de um grupo específico.
O combate ao assédio começa com a disseminação de informação, para que os trabalhadores saibam identificar quando estão sendo vítimas de abuso, e possam se sentir seguros na hora da denúncia.
“Nós precisamos quebrar o tabu e começar a falar sobre essa temática, já que são situações que geram inclusive doenças emocionais. Nós entendemos que é importante abrirmos esse debate aqui na Casa Legislativa até pelo número de denúncias que recebemos”, conclui Elaine.