Em 2022, foi nomeado e empossado como responsável pela Secretaria Municipal de Segurança. Anteriormente, passou pela Defesa Civil
Com os deveres de coordenação e policiamento do trânsito municipal, por intermédio das atividades de agentes de trânsito; planejamento do trânsito em conjunto com órgãos afins; cuidado do patrimônio público municipal; cuidado da ordem pública municipal, e zelo pela segurança pública municipal, a Diretoria de Trânsito (Diretran) possui um novo executivo à frente de suas tarefas.
Em ato oficial de posse na função, regulamentado pelo Decreto nº: 21.227, de 19 de abril de 2024, Luis Henrique de Souza foi reconhecido formalmente como líder da pasta em solenidade na manhã desta segunda-feira (22 de abril), promovida no gabinete do prefeito de Lages, Antonio Ceron. Souza foi nomeado como executivo de Trânsito na Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana, com vigência a partir desta segunda, 22 de abril. O vice-prefeito, Juliano Polese, e o secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Gabriel Prestes dos Santos, acompanharam a cerimônia.
Em agosto de 2022, Luis Henrique foi nomeado e empossado como responsável pela Secretaria Municipal de Segurança. Anteriormente, passou pela Defesa Civil de Lages. Policial militar da Reserva Remunerada (subtenente), obteve destaque no trabalho ostensivo e de precaução com a Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus.
Conheça melhor
Gaúcho de Bento Gonçalves (Serra Gaúcha), Luis Henrique de Souza tem 64 anos e nasceu em 14 de fevereiro de 1958. Vem construindo sua história em Lages desde 1970, portanto, há 52 anos, quando era um adolescente de 12 anos de idade.
Iniciou sua vida profissional nas Forças Armadas – Exército, aos 18 anos. Promovido a cabo em janeiro de 1979, e a sargento em dezembro do mesmo ano. Quatro anos após, em 1983, ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC). Foi promovido a 3º sargento em julho de 1985, a 2º sargento em agosto de 1993, 1º sargento em janeiro de 2003, e a subtenente quatro anos depois (janeiro de 2007). Todas as promoções dentro da corporação foram efetuadas pelo critério de merecimento.
Nos anos de 1997 e 1998 ocupou o posto de secretário municipal de Saúde em Fraiburgo, região Meio-Oeste, e em 2017 retomou a carreira pública, na municipalidade de Lages. Assumiu a Defesa Civil Municipal – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec) em 2020, como secretário executivo, com permanência interinamente, em substituição a Jean Felipe de Souza, seu filho, até entregar o comando da pasta a João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco), em fevereiro de 2021.
Luis Henrique e sua equipe de agentes de Defesa Civil, lideravam a Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, constituída por órgãos estaduais e municipais de segurança, proteção, ordem e sanitarismo. Durante mais de um ano ao longo da pandemia da Covid-19 (prolongada por dois anos) e de forma ininterrupta, nos períodos diurno e noturno, a Força de Segurança realizou milhares de abordagens de fiscalização, verificando-se a obediência e o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção a novos casos de contágio pelo novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, a exemplo do uso de máscara de proteção facial e de álcool gel e distanciamento social de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas para evitar aglomerações.
Além destes locais, a Defesa Civil transitou pelo Centro e pelos bairros de Lages, averiguando o comportamento das famílias nas residências perante as reuniões em casa, uma das preocupações diante das festas “clandestinas”, e principalmente com a passagem das festividades e eventos de final de ano (Natal e Réveillon), e em pontos turísticos onde, normalmente, se recebe grande contingente de visitantes e turistas para passeios, como o Salto Caveiras.