Amigo Velho é título do primeiro conto do autor lageano Guido Wilmar Sassi, publicado em 1949 e cujo personagem principal é um pinheiro. Este também é o nome do boneco que passou por quatro escolas públicas de Lages para contar quem foi o escritor e trazer reflexões sobre questões históricas, culturais e econômicas da Serra Catarinense. O espetáculo “Da beira ao centro” alcançou um público de mais 280 estudantes e professores.
Estas pessoas passaram a conhecer o escritor que levou o nome de Lages em suas obras a diversas partes do mundo com temas regionalistas. A literatura regional, os aspectos culturais voltados ao caboclo, a exploração da madeira e as disparidades sociais geradas por esta atividade nortearam a interação com espectadores.
Para narrar momentos da bibliografia de Guido, o espetáculo utilizou o teatro de animação, com bonecos de diferentes formas de manipulação, todos construídos com serragem, material excedente da exploração da madeira. O protagonista foi o Amigo Velho, um boneco híbrido, no qual parte do corpo do manipulador ajuda a compor o boneco. Adilson Oliveira foi quem deu vida aos personagens no espetáculo contemplado na Lei Paulo Gustavo.
O artista conta que, além da apresentação, houve roda de conversa para abordar a vida e a obra do autor e a distribuição de livros. Curiosos, os alunos buscaram saber sobre o teatro e a construção dos bonecos. “ Percebi um público interessado e carente de experiências como esta. A pergunta que mais ouvi estava relacionada ao retorno de um espetáculo à escola e se seria possível ensiná-los a fazer esta arte”.
Com isso, Adilson acredita que o propósito de homenagear Guido Sassi, um autor renomado nacionalmente e ao mesmo tempo desconhecido em sua terra natal, com uma performance multiliguagem trouxe à reflexão temas importantes. “ Seguimos na labuta de levar teatro e cultura para espaços periféricos da cidade e região serrana”, reforça. O espetáculo “Da beira ao centro” é uma realização da MC Produções Artísticas com apresentação da Matakiterani Associação Cultural e Grilo Brincante. Em agosto, a produção lageana será apresentada no Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Joinville.
Quem foi Guido Wilmar Sassi
Guido Wilmar Sassi foi um importante nome da literatura brasileira. Nascido em Lages, em setembro de 1922, conquistou espaço, admiração e respeito entre estudiosos, escritores e leitores com obras regionalistas que lhe renderam diversos prêmios. No centenário do seu nascimento, em 2022, recebeu homenagens e foi tema de eventos em grupos de pesquisadores, associações culturais e universidades.
Texto: Taina Borges – Foto: Luis Tutu/Vitória Fernandes