Três trabalhos foram selecionados para representar Lages e aprimorar os serviços de saúde oferecidos à comunidade
Na quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde de Lages participou da 19ª Mostra Aqui Tem SUS, sediada no Cosems, em Florianópolis. O evento contou com a presença do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS), destacando o compromisso e a inovação no campo da saúde pública.
Três trabalhos foram selecionados para representar a Secretaria Municipal de Saúde de Lages e aprimorar os serviços de saúde oferecidos à comunidade. Dentre os projetos em destaque estavam:
- Salvando Vidas: Noções Básicas de Primeiros Socorros para Profissionais do Município de Lages. Autores: Andrisa Melo; Franciele Spolti Lorenzetti Miguel; Léia Teixeira da Silva Amaral de Campos; Miryan de Fátima Silva
- Lei Lucas: Uma Oportunidade para Saúde Municipal Difundir a Importância dos Primeiros Socorros. Autores: Deise Paim Córdova e Waldemir Ricardo da Silva
- Mãos que Falam: A Língua Brasileira de Sinais para Profissionais de Saúde do Município de Lages. Autores: Andrisa Melo; Franciele Spolti Lorenzetti Miguel; Léia Texeira da Silva Amaral de Campos; Miryan de Fátima Silva
Estes trabalhos foram escolhidos para representar a cidade de Lages na etapa estadual.
Um dos trabalhos apresentados foi selecionado para a etapa nacional, no XXXVII Congresso do CONASEMS, que ocorrerá em Porto Alegre, de 30 de junho a 3 de julho de 2024. A participação na 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” realça o papel de liderança da Secretaria e reafirma Lages como um exemplo de ações em saúde pública por meio de projetos inovadores. Esta conquista é um testemunho do comprometimento em melhorar a qualidade de vida da população.
Franciele, coordenadora do NEPHS, expressou sua gratidão pelos resultados e reconhecimento das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Lages voltadas para a Educação Permanente e Educação Continuada. Ela agradeceu a todos os trabalhadores que fizeram parte dos projetos, bem como à APAS pela parceria no desenvolvimento das oficinas de Libras.
Projeto Mãos que Falam: Promovendo a Inclusão na Saúde
As oficinas de Libras foram oferecidas pela Associação dos Pais e Amigos de Surdos (APAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), organizadas em conjunto com o NEPHS para profissionais de saúde de diversos setores. Realizadas nos anos de 2022 e 2023, neste último ano com o incentivo de uma emenda parlamentar, as oficinas visam proporcionar um atendimento mais humanizado e efetivo aos surdos, sem a presença de um intérprete.
O conhecimento básico em Libras, especificamente adaptado para a área da saúde, pode contribuir para a formação dos profissionais, garantindo o acesso dos surdos aos serviços de saúde em diferentes níveis de atenção. Além de promover a inclusão, essas ações garantem direitos e fortalecem os laços entre a comunidade surda e os profissionais de saúde.
“Essa é a segunda vez que a secretaria de saúde tem projetos apresentados a nível estadual que posteriormente são selecionados para irem a nível nacional. Isso mostra o quanto nós estamos investindo nas ações internas e externas, mas principalmente aquelas que qualificam nossas equipes, quanto o projeto Mãos que Falam, são as oficinas em libras, que já vem sendo realizadas há dois anos pela secretaria, cujo objetivo é fazer a inclusão das pessoas em nossos atendimentos de forma mais humana e acolhedora. Lages tem se destacado nessas apresentações por apresentar projetos inovadores no contexto da saúde, com isso estamos em evidência nesses eventos tão importantes, Lages voltando a ser um exemplo em saúde pública. Uma grande conquista a todos “, destaca Claiton Camargo de Souza.
Para conhecer mais sobre o NEPHS e suas ações, acesse o site.