Crise na saúde em SC tem cenário caótico com UTIs lotadas, filas de espera e cirurgias canceladas
Em números gerais, Santa Catarina tem 1.301 leitos ativos, entre adultos, pediátricos e neonatais. Desses, 1.201 estão ocupados e apenas 100 disponíveis. O número representa uma lotação de mais de 92%.
Nas regiões da Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí, a ocupação dos leitos de UTI adulto na rede pública de saúde atingiram 100% de ocupação. A situação também é crítica no Planalto Norte, Norte e Vale do Itajaí, em que mais de 90% dos leitos estão lotados. No Sul, Meio-Oeste e Serra a ocupação é de cerca de 80%.
Com relação às cirurgias eletivas, informou que, no Estado, houve um aumento dos procedimentos em 2024 se comparado com o ano anterior. Segundo Carmen, em todo 2023, mais de 125 mil pacientes foram operados. Já nos primeiros três meses deste ano, 33.586 pacientes foram submetidos a operação. A secretária pontua que, se seguir neste ritmo, em 2024 o número de procedimentos deve ser superior ao do ano anterior.
Em Joinville, o longo tempo de espera para atendimento no Hospital Infantil virou caso de polícia na segunda-feira (1º). Alguns pacientes precisaram esperar 12 horas, o que gerou revolta em familiares e a Polícia Militar foi chamada para intervir.Fonte:NSC