Notícia no Ato

Usina de asfalto da Amures entrará em fase de testes em abril

A Usina está sendo muito esperada, pois possibilitará a produção de asfalto com menor custo, ou seja, uma economia de até 35% do valor de mercado

O prefeito Antonio Ceron e o secretário municipal de Obras, João Alberto Duarte, acompanharam o diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori, em visita às instalações da Usina de Asfalto, no bairro Ferrovia, a qual entrará em fase final de testes no dia 3 de abril.

Neste dia, após reunião da Amures, os prefeitos poderão acompanhar o teste inicial, quando serão produzidas as primeiras 900 toneladas de asfalto. “A usina terá capacidade de produzir, em média, 800 toneladas por dia, quantidade equivalente a um quilômetro de asfalto”, explicou o engenheiro civil do Cisama, Jefferson Vieira.

A usina foi construída no bairro Ferrovia (loteamento Novosul), em um terreno de 7.115 metros quadrados cedido pela Prefeitura de Lages. Além de ceder o terreno, o município de Lages fez a concessão de uso da estrutura de concreto armado de um barracão de 1.200 metros quadrados, no qual as máquinas foram instaladas.

A compensação à Prefeitura de Lages será feita pelo Cisama por meio de entrega de massa asfáltica até alcançar o valor estimado investido. O projeto teve um orçamento em torno de R$ 9 milhões, recursos provenientes do programa SC+Asfalto lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Durante a visita, o prefeito Antonio Ceron anunciou onde será aplicada a primeira camada de asfalto produzida pela Usina. “Com a grande quantidade de ruas com ordens de serviço já assinadas em Lages, a primeira camada de asfalto produzida aqui será aplicada na rua João José Godinho, no bairro Frei Rogério”.

A Usina do Cisama terá capacidade de produzir 120 toneladas de asfalto por hora, ou seja, em média 800 toneladas por dia, e segundo explica o Jefferson Vieira, para a composição da massa asfáltica são misturados os seguintes elementos: agregado pétreo; pó de brita e brita; pedrisco e Cimento Asfáltico Petróleo (CAP).

Após pronto, amostras do asfalto produzido serão levadas para os laboratórios da Uniplac para a certificação de qualidade. A Usina está sendo muito esperada, pois ela possibilitará a produção de asfalto com menor custo, ou seja, uma economia de até 35% do valor de mercado.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!