Notícia no Ato

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa em 25 de março

Vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B

Com o aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar a vacinação contra a Influenza (gripe) para a próxima segunda-feira, 25 de março – Campanha Nacional de Vacinação. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

O primeiro grupo que poderá receber a imunização está formado por pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; trabalhadores da área da saúde; gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto); professores; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

O Dia D será em 13 de abril e a aplicação das doses seguirá até 31 de maio. Com a imunização, o Ministério da Saúde (MS) pretende reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Comprovação –  Gestantes e pessoas com deficiência precisam fazer a autodeclaração. Já para as crianças, basta apresentar a caderneta de vacinação. Os demais grupos devem mostrar qualquer documento que comprove a condição: Documento, receita médica, crachá, carteira de trabalho.

Onde tomar a vacina? – A vacinação estará disponível no Tito Bianchini, Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Coral, Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), Programa Cresça Melhor e Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTR), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No Tito Bianchini, o horário de atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além do Carro da Vacina, que percorre vários bairros da cidade de Lages.

Texto: Thiago Junkes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!