Programa Minha Rua Melhor completou sete anos em 2024
Novas obras de pavimentação asfáltica e em lajota sextavada estão em processo de início e em execução de andamento pelo desenvolvimento do Programa Minha Rua Melhor, impulsionando a modernização da malha viária urbana de Lages, ao transformar vias anteriormente de chão batido (terra). Famílias e empreendedores relacionados à rua Inácio de Alvarenga Peixoto, situada no bairro Várzea, integram a comunidade favorecida atualmente.
Como planejamento da prefeitura, contabilizadas as 50 novas ordens de serviço a serem distribuídas, se chegará a 362 ruas asfaltadas no perímetro urbano de Lages desde 2017, portanto, mais de 100 quilômetros pavimentados, com prioridade a vias que abrigam instituições públicas de ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e itinerárias do transporte coletivo urbano.
Os documentos oportunos à ordem de serviço da rua Inácio de Alvarenga Peixoto foram assinados e entregues em solenidade oficial realizada no início da noite desta quarta-feira (28), diretamente do local amparado. Na cerimônia do evento, os anfitriões foram o prefeito Antonio Ceron; vice Juliano Polese, e o secretário de Obras, João Alberto Duarte, acompanhados pelo engenheiro civil, fiscal na Secretaria de Obras, Franco Schweitzer Mendes; sócio administrador da empresa A.S. Construtora Ltda., Carlos Alberto Schumacher; executivos; servidores públicos municipais, e lideranças comunitárias, moradores e comerciantes da região reverenciada.
Alusivo à rua Inácio de Alvarenga Peixoto, a pavimentação asfáltica será implantada ao longo de 314,49 metros de extensão, com faixa de tráfego de sete metros para veículos. Início na intersecção com a rua Nelson de Castro Brascher, intersecção com a rua Farias de Brito, e término na intersecção com a rua Ylton Machado. Serão executadas obras de implantação de rede de drenagem pluvial para escoamento das águas das chuvas e obras correntes, pavimentação asfáltica e urbanística, colocação de meios-fios e sinalização de trânsito para a reurbanização desta via.
Os serviços concernentes à pavimentação estão sob responsabilidade da empreiteira vencedora do processo licitatório, A.S. Construtora Ltda., sediada em Lages. O prazo para a terceirizada finalizar as obras e repassá-las à prefeitura, consequentemente, à comunidade, será de até quatro meses (120 dias), a contar da data do recebimento da ordem de serviço, conforme cronograma físico-financeiro.
Investimentos de recursos financeiros públicos aplicados são na ordem de R$ 601.680,32, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A Secretaria de Obras será a fiscalizadora/supervisora do andamento das obras, por seu engenheiro civil, Franco Schweitzer Mendes.
O Programa Minha Rua Melhor completou sete anos em 2024. “Os planos postos em prática constituem-se da realização de obras de asfaltamento em ruas de várias áreas territoriais do município simultaneamente, atendendo às necessidades de milhares de pessoas da nossa cidade”, evidencia o prefeito Antonio Ceron.
Liderança comunitária do bairro Várzea, Luís Rogério Ataíde Alencar, popularmente conhecido como Fio, representou seus amigos moradores. “Eu moro aqui há 50 anos e hoje estou bem feliz porque conseguimos dar este grande passo na nossa rua com vislumbre a uma melhor qualidade de saúde e de vida”, abrevia o morador.
Roteiro e agenda de quinta-feira (29 de fevereiro)
No fim da tarde desta quinta-feira (29), às 17h, haverá a cerimônia de assinatura e entrega da ordem de serviço para pavimentação em lajota da rua Padre Leonardo Eckel, bairro Vila Mariza.