Notícia no Ato

Aproximadamente 16 mil crianças e estudantes voltam às aulas nas unidade municipais de ensino de Lages

Durante as férias escolares, algumas unidades de ensino receberam reformas e revitalizações para o início do ano letivo, além disso, todas passaram por serviços de roçada e dedetização

Com o fim das férias escolares, começaram, nesta terça-feira (6), as aulas no Sistema Público Municipal de Educação de Lages. Atualmente, Lages conta com aproximadamente 16 mil crianças e estudantes matriculados em 123 unidades municipais de ensino, entre Educação infantil e ensino fundamental e ensino médio. A volta às aulas foi movimentada em todas as unidades de ensino. 

As crianças, estudantes, pais e/ou responsáveis foram acolhidos pelas direções, professoras e professores nas unidades. Foi um dia para rever os amigos e reencontrar os profissionais que atuam nas unidades de ensino. Por orientação da Secretaria Municipal da Educação, o início do ano letivo deve contar com atividades de acompanhamento e adaptação para as crianças e estudantes. 

Na EMEB Osni de Medeiros Régis, no bairro Tributo, o clima era de muita expectativa, alegria e ansiedade. Após recepcionar as crianças e estudantes, a diretora da unidade, Marizete Aparecida Rodrigues, deu as boas-vindas aos presentes num breve ato no pátio do estabelecimento, que atende cerca de 470 crianças e estudantes da pré-escola e ensino fundamental.

“Vim trazer meus dois filhos, José Luiz Andrigo Borges, de 9 anos, e Nikita Borges, de 12 anos, que estudam aqui. Eles já estavam ansiosos para voltar à escola. O José nem dormiu direito na noite passada de tão ansioso que ficou”, contou a mãe deles, Geni Maria Brustolin, de 40 anos. “É muito legal voltar para escola, rever os colegas e professores”, comentou José.

Perto dali,  no CEIM Ivo Pacheco, o clima também era de muita alegria. Vestida de Visconde de Sabugosa, um dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, a  diretora Bianca Joana Ribeiro Ramos recepcionou as crianças, pais ou responsáveis no portão da unidade.  Após, os pais acompanharam seus filhos até as salas de aula. O animação das crianças chamou a atenção

A secretária Municipal de Educação, professora Ivana Michaltchuk, informou que, durante as férias escolares, algumas unidades de ensino passaram por reformas e revitalizações para o início do ano letivo. Além disso, foram realizados serviços de dedetização e roçadas para que o ano letivo começasse de forma segura e higienizada. Também houve reforço significativo na equipe de servidores da Secretaria, com a contratação de pessoal do concurso público e do processo seletivo.

A secretária deu as boas-vindas a todos e todas que estão retornando às escolas. “Desejamos a todas as nossas crianças e estudantes um ano letivo abençoado, de muita alegria e aprendizado. O nosso compromisso é sempre seguir aprimorando os processos de qualidade na educação”, destacou.

Texto e fotos: Adecir Morais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!