Notícia no Ato

Iniciada terraplanagem da rua Sérgio Antunes de Oliveira, loteamento Novo Milênio, para posterior pavimentação asfáltica 

Obras avançam também na rua José Maria de Freitas. Ao todo, seis vias do Novo Milênio terão asfalto em breve

Já começaram os serviços de terraplanagem da rua Sérgio Antunes de Oliveira, situada no loteamento Novo Milênio, Acesso Sul de Lages, antecedendo o seu asfaltamento, pois a via é de chão batido (terra). Finalizada a execução da terraplanagem, haverá o início dos trabalhos de drenagem pluvial – instalação de tubos de concreto com o objetivo de regularizar o escoamento de águas das chuvas – nesta via e na rua José Maria de Freitas, que atualmente está em estágio de obras de terraplanagem em andamento.

Na sequência da ordem de serviço, após a fixação dos tubos, o próximo passo será a colocação de macadame, pedra britada e camada asfáltica em ambas as ruas do Novo Milênio, simultaneamente. Macadame consiste no sistema de pavimentação de ruas e estradas em que se lança sobre o terreno compactado uma ou mais camadas de pedra britada que, em seguida, são comprimidas juntamente com saibro espalhado sobre, e aglutinadas com água, asfalto ou outros ligantes. Anteriormente à terraplanagem houve estaqueamento nas duas ruas para demarcação das dimensões. Estas atividades são executadas por equipes próprias da prefeitura – Secretaria de Obras – Programa Minha Rua Melhor, idealizado e desenvolvido pelo Município desde 2017.

Sobre a rua Sérgio Antunes de Oliveira, loteamento Novo Milênio, na semana passada, profissionais técnicos da empresa Itajuí Engenharia de Obras Ltda., prestadora de serviços à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), realizaram medição e cadastramento de rede de saneamento básico (esgoto) para nivelamento.

Asfaltamento em quatro travessas

Além das ruas Sérgio Antunes de Oliveira e José Maria de Freitas, serão asfaltadas mais quatro travessas de ligação entre estas duas ruas. A terraplanagem está em andamento nestes locais.

Informações técnicas

A José Maria de Freitas compreende 470 metros de extensão de pavimentação asfáltica e, a Sérgio Antunes de Oliveira, 480 metros de comprimento de asfalto. As travessas 2, 3, 4 e 5 possuem 40 metros cada uma, totalizando 1.110 metros de rua ou 1,1 quilômetros de asfaltamento. A José Maria de Freitas, principal via do Novo Milênio, já possui trecho pavimentado com asfalto pelo Poder Público municipal em época passada.

Bairro São Pedro com obras em evolução

A rua Benedito Alves de Souza, no bairro São Pedro, Oeste da cidade, terá asfalto em um segundo trecho, da mesma forma como ocorrerá com a rua Sebastião Walter de Oliveira, ao lado da Benedito.

Os trabalhos de drenagem pluvial na Benedito Alves de Souza foram terminados, a serem seguidos pela colocação de caixas. Depois será a vez da terraplanagem. Na Sebastião Walter de Oliveira já foi aplicado material de sub-base e base de pedra britada. O asfalto será sobreposto quando for implantada a camada asfáltica na Benedito. As duas frentes de trabalho serão executadas pela própria prefeitura de Lages.

Em 2022, parte da rua Benedito Alves de Souza, originalmente de terra, recebeu pavimentação em lajota. De igual maneira, ao fim do ano de 2022, a rua Sebastião Walter de Oliveira foi inovada, com asfalto em um primeiro trecho.

Dentre os equipamentos utilizados pela prefeitura nestas empreitadas atuais destes dias finais de janeiro estão o maquinário de motoniveladora (patrola), retroescavadeira, escavadeira, rolo compactador e chapa, e os veículos caminhões basculantes (caçambas), truck (eixos 6X2) e “toco” (eixos 4X2).

Seis novas ruas de asfalto viabilizado pela prefeitura

No bairro São Pedro, em torno de quatro milhares de residentes são agraciados com a pavimentação (entre asfaltamento e lajota) de cinco ruas: Sebastião Walter de Oliveira, Ricarte Pereira de Sá, Benedito Alves de Souza, Sebastião da Luz dos Santos e João Maria Faustino dos Santos. A rua Adolfo Freygang, que cruza pelos bairros São Pedro e Beatriz, foi asfaltada e reurbanizada em 2020, após 40 anos de espera.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!