Em 30 dias (um mês) de atuação, a média é de 33 atendimentos diários, lembrando que os funcionários, a cada abordagem em cada sinistro nos endereços com pendência, cumprem um rigoroso protocolo de registro previamente à resolução da ocorrência
Nas ruas e avenidas do perímetro urbano do município de Lages, mais de mil pontos de iluminação pública foram atendidos com serviços de manutenção, entre consertos e trocas de lâmpadas. As atividades da empresa prestadora de serviços de conservação da rede, contratada por licitação, a Tradetek, sediada em Curitiba (PR), iniciaram em 5 de dezembro de 2023, e ocorrem, inclusive, em fins de semana, feriados e no período noturno, com o intuito de atribuir celeridade às respostas para as necessidades da comunidade. Recentemente, o número de operários contou com reforços; de uma equipe passou-se para três.
Em 30 dias (um mês) de atuação, a média é de 33 atendimentos diários, lembrando que os funcionários, a cada abordagem em cada sinistro nos endereços com pendência, cumprem um rigoroso protocolo de registro previamente à resolução da ocorrência.
A terceirizada possui 16 anos de experiência em iluminação pública, profissional e industrial e atenderá a população lageana ao longo do tempo de vigência do contrato. Portanto, 12 meses (um ano).
As tarefas de manutenção do sistema de iluminação pública englobam todas as atividades e cuidados técnicos necessários para assegurar o funcionamento regular e permanente do sistema de iluminação pública – a correção de não conformidades detectadas, a substituição ou reparo nos equipamentos e acessórios, o atendimento a solicitações para substituição de lâmpadas e Diodo Emissor de Luz (LED – Light Emitting Diode) apagadas, triagem, recuperação dos materiais retirados da rede e o descarte dos inservíveis. O contrato com a empresa ganhadora será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.
Lages possui mais de 22 mil Unidades de Iluminação Pública (UIPs) e a projeção de melhorias e eficientizações com LED (20% Parque) é de 4.400. “A prefeitura, juntamente à empresa, não está medindo esforços e desempenho para atenuar o máximo possível os transtornos à sociedade. A iluminação pública é indispensável para a segurança no trânsito e à segurança das pessoas e estabelecimentos comerciais, enfim, da coletividade. Estamos correndo contra o tempo para atender aos chamados”, alerta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza.
E como solicitar reparo?
Os cidadãos com demandas de iluminação pública deverão entrar em contato por telefone, com o número 0800 647 2031 (empresa) ou 3019-7468 (Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente), ou fazer download (baixar), abrir o aplicativo de celular +Lages e formalizar seu pedido. Ao optar pela ligação telefônica, a pessoa deverá informar o exato local do problema, como bairro, rua, número da residência mais próxima e referência. Pelo aplicativo de aparelho celular, detalhes também podem ser dados para facilitar a localização por parte dos técnicos.
Prevenção e correção, eficiência, ampliação e sustentabilidade
O certame do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) – Pregão Eletrônico de Edital nº: 0059/2023 – apresentou objeto licitatório de contratação de empresa especializada para a execução de serviços contínuos de manutenção preventiva e corretiva, melhoria, eficientização e ampliação do sistema de iluminação pública, em municípios consorciados, cooperados ou referendados ao órgão, entre os quais, Lages. Compreende o atendimento a ocorrências de manutenção, o fornecimento de materiais e a destinação final ambientalmente sustentável dos materiais retirados do sistema de iluminação pública.
O Cincatarina atualmente realiza a manutenção rotineira do sistema de iluminação pública para 55 municípios consorciados em Santa Catarina. Juntos somam 150.063 Unidades de Iluminação Pública (UIPs).
Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira