Festival Arte em Movimento deveria ter acontecido em outubro de 2023, mas foi transferido por causa das fortes chuvas na época
Nos dias 27 e 28 de janeiro, acontece em Jaraguá do Sul-SC, a quinta edição do Arte em Movimento Festival de Dança. O evento será realizado no Grande Teatro SCAR (Sociedade Cultura Artística). São mais de 200 apresentações programadas pelos organizadores.
O Festival estava marcado para o mês de outubro do ano passado, mas na época, Santa Catarina passou pelo período com muitas chuvas e alagamentos, o que causou a suspensão do evento e a transferência para este primeiro mês de 2024.
Entre os grupos inscritos estão as bailarinas de Street Dance (Danças Urbanas) da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), orientadas pelo instrutor Robson Oliveira.
Robson (23) começou como aluno com o grupo do também instrutor de danças, Anderson da Costa do núcleo do Programa Lages Melhor do CAIC do bairro Guarujá, aos 7 anos de idade. Em 2023, o instrutor Robson passou a integrar também o quadro de profissionais da Escola de Artes do município a convite do Prefeito Antonio Ceron e do superintendente da FCL, Giba Ronconi. “Resultado do trabalho desenvolvido pelo Robson nos polos do Lages Melhor nos bairros”, afirma Ronconi sobre a capacidade do profissional.
Para Jaraguá do Sul, o grupo do instrutor apresentará as coreografias “Elas por Elas” na categoria Danças Urbanas Conjunto Júnior, e na categoria solo, a aluna Maria Luísa Pessoa Borges (16) apresentará “Sou Onde Estou”. “Será a primeira mostra competitiva da maioria das bailarinas e também a minha como um dos novos instrutores da Escola de Artes. Acredito que esse trabalho é um resultado da minha evolução como artista e instrutor com o aprendizado que também tive com o Anderson. Procuro repassar tudo que aprendi com ele para o meu grupo”, diz Robson. As apresentações da Escola de Artes serão na tarde de domingo (28).
O grupo é formado por representantes de diversos pontos de Lages com idades de 14 a 18 anos. Pessoas de bairros como Guarujá, Santa Helena, Várzea e outras comunidades integram a comitiva que parte no dia 28 próximo para Jaraguá do Sul com apoio da Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural.
Texto: Fabrício Furtado/Fotos: Robson Oliveira