O enxadrista e Mestre Nacional Marco Cordeiro, encerrou na última semana de Dezembro, sua participação na 89ª edição do CAMPEONATO BRASILEIRO DE XADREZ. A competição, a mais importante do Xadrez Nacional, aconteceu em Recife, entre os dias 13 e 21 de Dezembro, reunindo 183 inscritos de 20 Estados, que disputaram o título máximo do Xadrez Brasileiro e 03 vagas para a Olimpíada de Xadrez 2024.
Numa realização da Confederação Brasileira de Xadrez, e Federação Pernambucana de Xadrez, o Brasileiro 2023 teve um total de 11 rodadas, de 04 horas cada em média.
A campanha do enxadrista lageano foi razoável, com 06 vitórias, um empate e 04 derrotas, ficando em 48º lugar geral. Na avaliação de Marco, a expectativa era de ficar entre os 20 melhores, mas as partidas foram difíceis, os adversários qualificados e a estreia numa competição assim, dificultou um resultado melhor do único Lageano na final: “Em 38 anos de Xadrez é minha primeira final, não conhecia bem o estilo dos adversários e não encontrei meu melhor jogo, porém a experiência foi muito importante”, analisa Marco, que voltou motivado, e já pensa em buscar a vaga novamente em 2024, que ainda não tem sede definida.
Marco agradece a todos que auxiliaram na viagem, amigos, empresas e colaboradores em geral, e sentiu-se honrado em levar a Bandeira de Lages até a final do torneio mais importante do calendário brasileiro, e promete ainda maior empenho para 2024, iniciando já no mês de janeiro, em Florianópolis, onde acontece o Floripa Chess Open 2024, maior competição da América Latina, que reúne cerca de 600 inscritos em várias modalidades de Xadrez, Clássico, Rápido, Blitz e por Equipes: “Não podemos parar, pelo contrário, encontrar cada vez mais motivação, trabalhar sério, todos os dias e representar cada vez melhor nossa cidade”, finaliza Marco.