Ontem durante da Sessão do Laço Branco, proposta pela vereadora Katsumi Yamaguchi, recebi o Laço Branco das mãos da Presidenta do Laço Branco Brasil – Patrícia Zapponi de Brasília que estava na nossa cidade!
Mais do que nunca, é fundamental que todos estejam unidos contra as violações de direitos humanos causadas às mulheres brasileiras. Nesse sentido, nós homens precisamos estar cientes de que esta também é uma luta que afeta as nossas vidas , pois a violência atinge famílias, caminhos, histórias, comprometendo toda a sociedade.
Repensar o papel do homem ante às situações de violência contra mulher vai além de se falar sobre sobre as punições legalmente previstas ou ações voltadas especificamente àqueles homens que já foram autores deste tipo de violência. Cabe, antes, pensar no que todos os homens, em seu cotidiano, ainda que não autores inequívocos de violências de gênero, podem implementar em seu dia-a-dia na busca pela construção de uma realidade social mais equânime e mais segura às mulheres
Não cabe aos homens somente deixar de promover a violência contra mulher, mas também precisam estar juntos com as mulheres na promoção de maior espaço feminino, de maior atenção à saúde da mulher, garantindo a ela condição de ocupar espaço na sociedade.