Notícia no Ato

Udesc Lages recebe Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres

Nesta quarta, 22, e quinta-feira, 23, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, sediou o 3° Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres e 1⁰ Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres.


O evento foi organizado pelo Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped)vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da universidade, e teve como tema central “Tecnologia para a Prevenção e Resiliência em Desastres”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo especialista em adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres, David Stevens, da Áustria. Stevens já atuou na Organização das Nações Unidas (ONU) e abordou a “Agenda 2030 no Mundo e no Brasil: Mudanças climáticas e eventos extremos”.

programação incluiu palestras, oficinas, mesas redondas, juntamente com áreas de exposição, coffee break e apresentações culturais. O evento encerrou com uma simulação de desastre e evacuação, apresentada pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Luciano Rangel.


“Esse evento tem o objetivo, além de formar nossos alunos, de promover o intercâmbio de informações, atualizar parcerias com universidade nacionais e internacionais e com várias instituições que atuam na redução dos riscos de desastres”, afirma a professora Raquel Valério de Sousa, membro do Ceped.

O seminário foi realizado com a parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, Prefeitura de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina e Liga Acadêmica de Simulação em Saúde e Emergência do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO). 



Para o coordenador do Ceped, professor Felipe Gontijo, um ponto fundamental da gestão de risco e desastre “é integrar diferentes áreas, que se intercalam e se complementam”, diz ele. “Além de estar propondo uma construção positiva para a sociedade, existe uma questão importante que é essa área de conhecimento multidisciplinar dentro da universidade”, conclui Gontijo.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!