Florianópolis, 9 de novembro – Na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o deputado Lucas Neves destacou uma questão preocupante: a iminente ameaça de fechamento do Centro de Educação Profissional Industrial de Lages (CEDUP). O parlamentar expressou preocupação com a decisão da Coordenadoria Regional de Educação, que determinou que a atual diretora da EEB Industrial de Lages assuma também a direção do CEDUP a partir de 2024, sem a realização de eleições para o cargo, promovendo assim a consequente extinção da autonomia do CEDUP.
Lucas Neves, ao manifestar seu apoio à comunidade escolar, destacou a importância fundamental do CEDUP na formação de profissionais na região, sendo a porta de entrada para diversos alunos da Serra no mercado de trabalho. O deputado criticou a falta de transparência na tomada de decisão, ressaltando que a comunidade não foi consultada. “As empresas necessitam de mão de obra qualificada, e o CEDUP faz isso com excelência há anos. Como fica a esperança dos jovens que sonham em se preparar para conseguir um emprego?”, questionou.
O CEDUP, que atualmente conta com 286 alunos, sendo em média 83 em período integral, oferece ensino médio em período integral, além de cursos técnicos pós-médio.
Além da preocupação com o Centro de Educação Profissional Industrial de Lages, o parlamentar abordou os casos de fechamento de turmas do ensino médio em outras escolas de Lages, São Joaquim e Urubici.
“Essa decisão foi tomada sem transparência, de cima para baixo, sem ouvir a comunidade. Isso não pode acontecer, e me coloquei ao lado dos pais, alunos e professores. Fomos os primeiros a cobrar do Governo do Estado, e a decisão já foi revogada em São Joaquim e Urubici. Novamente, faço um apelo à Secretaria de Estado da Educação (SED) para que ajude a reverter essas mudanças em Lages também”, enfatizou Lucas Neves.