Notícia no Ato

Plotagem em contentores de lixo pedem uma cidade mais limpa e conscientização ambiental da população

Plotar os contentores é uma maneira de fazer educação ambiental, possibilitando a todos integrar-se na campanha de responsabilidade na construção de uma cidade mais limpa e sustentável com foco na destinação adequada dos resíduos

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa), distribuiu 250 contentores em diversos locais da cidade. Com uma iniciativa de conscientização ambiental, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com a Semasa, está fazendo a plotagem de todos os equipamentos com orientações sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Anteriormente, a cidade contava com 125 contentores, disponibilizados nas ruas centrais e avenidas Presidente Vargas e Camões, nos bairros Coral e Conta Dinheiro. Agora, em maior número, eles estão instalados também em toda extensão da avenida Dom Pedro II, nas avenidas Brasil,  Duque de Caxias, 31 de Março, Caldas Júnior e na rua Humberto de Campos, abrangendo vários bairros e regiões.

Qual o objetivo desta iniciativa?

Plotar os contentores com informações é uma maneira de fazer educação ambiental, possibilitando a todos integrar-se na campanha de responsabilidade na construção de uma cidade mais limpa e sustentável com foco na destinação adequada dos resíduos que as pessoas produzem no dia a dia. “É fundamental que as pessoas entendam que a separação e destinação adequada do lixo trazem a oportunidade destes se transformarem em resíduos, deixando de ser lixo para ter valor econômico, social e ambiental. Precisamos avançar e ser parte da solução do problema do lixo na nossa cidade e não sermos o problema”, enfatiza a diretora de Meio Ambiente, Silvia Oliveira.

Os recicláveis podem voltar para a indústria como matéria prima evitando a extração da natureza possibilitando empreendimentos diversos, fonte de renda e trabalho para muitas pessoas. “As sobras orgânicas das cozinhas devem ser compostadas oportunizando a nutrição do solo ampliando o cultivo de jardins e hortas, possibilitando economia, saúde e bem estar das pessoas com uma alimentação mais diversificada e saudável. O rejeito, aquilo que ainda não tem jeito, este sim acaba sendo lixo e indo para o aterro sanitário”, diz Silvia.

Todos podem fazer a diferença. Ao separar corretamente os resíduos, possibilitamos a redução do impacto ambiental e a promoção da reciclagem. “Juntos podemos criar um futuro melhor para nós e para as próximas gerações. Seja parte dessa mudança e ajude a construir uma cidade mais limpa e mais harmoniosa para todos”, comenta a Diretora de Resíduos Sólidos, LiandraSartor.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!