Notícia no Ato

Servidoras da Educação participam de aulas gratuitas de português e matemática

O curso foi oferecido pelo Programa Reconecta, da FIESC, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Lages. A ideia é expandi-lo em mais escolas, uma vez que há lista de espera de pessoas interessadas em participar do programa

Uma turma de 16 servidoras, do Sistema Público Municipal de Educação de Lages, participou de um curso básico de português e matemática na semana passada, na Escola de Educação Básica (EMEB) Mutirão, no bairro Habitação. A iniciativa envolveu merendeiras e auxiliares de serviços gerais de unidades de ensino da redondeza. O curso, gratuito, foi oferecido por meio do programa Reconecta, da Gerência de Responsabilidade Social (GEARS) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com o apoio da Secretaria Municipal da Educação.

O curso aconteceu na semana passada no período noturno. Cada componente curricular teve carga horária de 6 horas. Ao final, as alunas receberam uma declaração de participação. Para incentivá-las a continuar estudando, a Fiesc doou um computador notebook que foi sorteado entre elas no último dia de aula, tendo como vencedora a auxiliar de serviços gerais, Mariana Muniz de Barros, de 33 anos.



Com o ensino médio completo, Mariana contou que decidiu fazer o curso para relembrar o conteúdo e se preparar para o concurso público da Prefeitura de Lages, que ocorreu no último domingo, 29. “Essas aulas foram ótimas, foi gratificante participar e estou muito feliz de ter sido a ganhadora do computador que vai ajudar não só a mim, mas a meu filho também. Vamos fazer um bom uso dele”, comemorou.

A interlocutora de responsabilidade social da FIESC Serra Catarinense, Sandra Goulart, explicou que as turmas são pequenas para que haja qualidade no conteúdo repassado. “Foram só 16 pessoas porque estão há bastante tempo fora da sala de aula, portanto, é necessário a professora dar atenção especial, ir até a carteira, explicar melhor, condição que não teríamos em uma turma maior”, destacou.

A secretária municipal da Educação de Lages, professora Ivana Elena Michaltchuk, destacou a importância do programa. “Nós sabemos que o único caminho que pode salvar qualquer país, município, qualquer pessoa é a educação. O estudo é permanente, sabemos que ficar sentado em uma carteira escolar depois de um dia cansativo de trabalho não é fácil, mas é gratificante. E a atitude dessas mulheres serve de exemplo para seus filhos e sua família, os motiva e nos impulsiona enquanto educadores”, comentou.

O Reconecta tem por objetivo contribuir para o aumento da escolaridade das pessoas, contribuindo para elevar a empregabilidade e a qualidade de vida da população. O curso é ministrado por voluntários. A ideia da FIESC é expandi-lo em mais escolas, uma vez que há lista de espera de pessoas interessadas em participar do programa. Em Santa Catarina, Lages e Florianópolis foram as cidades escolhidas para desenvolver o programa considerado piloto.

Texto e Fotos: Adecir Morais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!