Lages, 29 de outubro – O deputado Lucas Neves (Podemos) está solicitando à Secretaria de Estado da Educação esclarecimentos a respeito da recente decisão de encerrar turmas do ensino médio em escolas estaduais na região da Serra. A notícia do fechamento pegou de surpresa pais e alunos de Lages, São Joaquim e Urubici, gerando preocupações na comunidade educacional.
O parlamentar destaca a importância de envolver todas as partes interessadas e a necessidade de uma explicação por parte do Governo do Estado para entender os motivos que levaram a essa decisão.
“Recebi essa informação com preocupação e sou contrário ao fechamento de turmas. As comunidades não foram consultadas, e essa decisão pegou todos de surpresa”, afirmou Neves.
Uma das instituições afetadas é a Escola Estadual Visconde de Cairú, localizada no bairro Vila Nova, em Lages. Diante desse cenário, a comunidade está se mobilizando para expressar suas preocupações em relação a essa decisão. Um protesto está agendado para a próxima segunda-feira, às 19h.
“A falta de consulta prévia à comunidade escolar tem gerado inquietação entre pais, estudantes e professores, que agora enfrentam a possibilidade de transferência para outras unidades. Isso pode causar transtornos e até evasão escolar. Vamos protocolar um pedido de esclarecimentos à Secretaria de Estado da Educação, pois nossa região é uma das mais carentes de Santa Catarina. A educação é fundamental para nossa comunidade”, concluiu Lucas Neves.