Notícia no Ato

Escola de Artes no “A Noite é Uma Criança” em Florianópolis

Vigésima edição do festival infantil de danças acontece na próxima semana

O Festival “A Noite É Uma Criança – 20ª Mostra de Dança Infantil de Florianópolis” será realizado de 28 de outubro a 04 de novembro de 2023, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis-SC. Lages participará com a Escola de Artes Elionir Camargo Martins, equipamento cultural da Prefeitura e Fundação Cultural (FCL) com as turmas de ballet e street dance (danças urbanas) das instrutoras Areta Campos, Maria Eduarda (Duda), Marília dos Santos, e do instrutor Robson Oliveira.

As apresentações da Escola de Artes serão no domingo (29) envolvendo cerca de 120 bailarinos e bailarinas, e equipe. Segundo a coordenadora da Escola de Artes, Letícia Costa, o festival chega à vigésima edição com a Escola de Artes participando já há alguns anos do evento. “Estar no “A Noite é Uma Criança” é uma tradição por parte da Escola, e desta vez teremos pela primeira vez conosco a turma do instrutor estreante, o Robson”.

Com nova coreografia intitulada de “Emílias”, as bailarinas da instrutora Areta Campos também fazem parte da delegação que se apresentará na capital catarinense. “Vamos nos apresentar com a turma de idades de 5 a 9 anos aproximadamente, em uma coreografia que estamos trabalhando desde o início do ano. Já participo há muitos anos do Festival, assim como as instrutoras Duda e Marília, e a cada vez parece ser a primeira, pois partilhamos com os bailarinos e bailarinas as mesmas emoções”, diz Areta.

A instrutora de Street Dance, Marília Santos levará sua turma com a idade base a partir de 5 anos. “Primeiro festival das crianças, o início de uma vivência que faz bem, pois a arte da dança une as amigas e amigos e os familiares”, exalta.

Estreante no Festival como instrutor de danças, Robson Oliveira, que já foi aluno da Escola de Artes e do Programa Lages Melhor no bairro Guarujá, tem propriedade para falar sobre os sentimentos das crianças antes da viagem. ”Temos um grupo com idades entre 8 a 12 anos, quatro delas já participaram desse festival. Mas, percebo na ansiedade das mais novas as mesmas inquietações e alegrias de quando viajei a primeira vez para um festival”, lembra.

Veja as turmas que irão participar:

Street Dance (Danças Urbanas) – turma instrutora Marília dos Santos, coreografia “Além Daqui”;

Street Dance (Danças Urbanas) – turma instrutor Robson Oliveira, coreografia “School Dance”;

Ballet – turma instrutora Maria Eduarda (Duda), coreografias “Toy Story” e “Viva: A Vida é uma Festa”;

Ballet – turma instrutora Areta Campos, coreografia “Emílias”.

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, ressalta a importância da anuência das famílias das bailarinas e bailarinos. “Teremos uma delegação com quatro ônibus, mais de 100 pessoas. Transporte proporcionado pela Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural. Nessas viagens sempre convidamos alguns pais para acompanhar nossos artistas. Além disso, o papel da família é fundamental, pois também nos ajudam no contato com as instrutoras e instrutores, com figurinos e na motivação que passam para seus filhos e filhas”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!