Lages nos últimos anos se tornou uma referência em tratamentos cardiovasculares no Estado. Segundo levantamento, somente este ano, já foram realizadas 90 cirurgias cardíacas no município. No comparativo, esse número representa 75% da soma do que foi realizado nos últimos quatro anos. Comparado ao ano passado, o crescimento foi de 114% nas cirurgias eletivas.
Segundo a coordenadora Regional de Saúde, Susana Zen, estão na fila ainda aguardando procedimentos, 98 pessoas, sendo 29 angioplastia e 69 cirurgias cardíacas em geral. O cateterismo é considerado um exame, por isso não está inserido na estatística da Regional de Saúde. Este procedimento é realizado pela Cardiolages que funciona junto ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP).
Outros números também chamam a atenção. Conforme dados, este ano, já foram realizados 832 procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os casos são oriundos da UPA 24h, unidades básicas de saúde, (postinho) e os internados no HNSP.
Outro ganho importante para a saúde do coração dos lageanos e serranos, segundo o governo, é que a fila do cateterismo foi zerada. A fila deste tipo de procedimento é regulada pela secretaria de saúde de Lages.
Diante dessas informações, o Notìcia no Ato quer saber: você que está na fila ou tem alguém da família para fazer cirurgia já recebeu atendimento? Qual sua opinião sobre a promessa do Governo do Estado em zerar a fila de espera? Será que isso será concretizado? Para participar, basta deixar seu comentário nesta matéria.