Notícia no Ato

12° Festival Estadual Nossa Arte acontece em Lages e mais de 800 pessoas com deficiências sobem ao palco durante três dias

Esta é a primeira vez que Lages sedia a etapa estadual do festival, sendo classificatória para o nacional. O evento conta com a participação das 18 regionais das Apaes, de várias cidades de Santa Catarina

Celebrar a arte como forma de inclusão, dando oportunidades às pessoas com deficiência de mostrar suas habilidades artísticas e o que sabem fazer. Alguns minutos em cima do palco representam muito para quem apenas deseja ser valorizado, sem estereótipos impostos pela sociedade. Nesta semana, de terça a quinta-feira (19), Lages sedia o 12° Festival Estadual Nossa Arte, que acontece no Centro Serra, a partir das 18h30.

O evento é realizado pela Federação Estadual das Apaes de Santa Catarina (FEAPAES-SC) e pela empresa Pharos, com apoio do governo do Estado de Santa Catarina, do governo federal, através do Ministério da Cultura, da Fundação Catarinense de Educação Especial, da Placarsoft e da Prefeitura de Lages.

Artistas com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado participaram das edições regionais para serem selecionados para a etapa estadual do Festival, que está acontecendo nesta semana.

Nestes três dias serão apresentados trabalhos artísticos em sete modalidades: dança, música, teatro, dança folclórica brasileira, artes visuais, artes literárias e artesanato. No local uma exposição de artes visuais, literárias e cartões de natal pode ser apreciada pelos visitantes. “Lages tem grande satisfação em receber este festival, tão importante para a inclusão das pessoas com deficiências. A arte inclusiva é maravilhosa e sabemos da dedicação das Apaes, que são sempre tão organizadas, trabalhando em parceria com o poder público para prestar um bom atendimento”, comenta a secretária de Assistência Social, Claudia Bassin, que representou o prefeito Antonio Ceron na solenidade de abertura.

Arte e cultura como forma de inclusão

Promover a socialização de experiências artísticas de caráter de inclusão social, contribuindo para a conscientização de que a pessoa com deficiência avança no seu processo de auto realização mediante a expressão artística. Este é um dos objetivos do Festival Nossa Arte.

O Festival tem caráter de mostra competitiva e obedece critérios de uma Comissão Julgadora. Receberão o troféu Nossa Arte as instituições que alcançarem os três maiores índices de pontuação nos gêneros: dança, dança popular brasileira, música, teatro, arte visual e arte literária. Receberão medalhas de participação todos os artistas, devidamente inscritos no evento.

Esta é a primeira vez que Lages sedia a etapa estadual do festival, sendo classificatória para o nacional. O evento conta com a participação das 18 regionais das Apaes, de várias cidades de Santa Catarina, num total de 850 pessoas envolvidas.

Santa Catarina conta com 198 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes, que atendem aproximadamente 27 mil pessoas com deficiências. A primeira edição do Festival Nossa Arte foi realizada em 1995, na cidade de Blumenau.

Nesta edição, alunos da Apae de Lages, anfitriã do evento, apresentam a dança popular brasileira e artes visuais, com a obra Africana Florida. Segundo o diretor Fabrício Matos, os ensaios acontecem duas vezes por semana, mas foram intensificados com a proximidade das apresentações, gerando muita expectativa entre eles. “Este evento é muito esperado e importante para os nossos alunos, pois através dele conseguimos incluí-los na sociedade através da arte e da cultura. Também é significativo para a cidade, pois recebemos muita gente de fora, movimentando a rede hoteleira, gastronomia e comércio local”, comenta Fabrício.

Prefeitura de Lages como apoiadora do evento

A Prefeitura de Lages apoia o evento através das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Fundação Cultural de Lages. O apoio logístico inclui veículos para transporte em geral, vans, ambulâncias, equipes de saúde à disposição e atrações artísticas. “O apoio ao evento é liderado pelo prefeito Antonio Ceron que articulou as secretarias envolvidas desde o nosso primeiro encontro com a direção da Apae. A parceria nesse tipo de evento tem a referência da 22ª Olimpíada Estadual das Apaes de Santa Catarina que aconteceu aqui em Lages em 2022 e que também contou com o suporte da Prefeitura de Lages. Agora, com o Festival Estadual de Arte, destacamos ainda mais a característica do bem acolher do lageano e a nossa preocupação com a inclusão e integração, por meio da arte, a pessoa com deficiência na sociedade, um dos objetivos do evento”, diz o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!