Notícia no Ato

Novo alerta da Defesa Civil define risco máximo para enchentes, temporais e deslizamentos

Defesa Civil prevê chuvas intensas e alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos e inundações em todo o estado de Santa Catarina até domingo (8).

As chuvas que assolam Santa Catarina levaram a Defesa Civil a emitir um alerta para o período entre sexta-feira (6) e domingo (8). O órgão antecipa temporais com raios, rajadas de vento e até granizo em todas as regiões, com foco no Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.

No Litoral Sul, entre a tarde e a noite desta sexta-feira, o fenômeno deve persistir, e as cidades que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul também podem esperar volumes consideráveis de chuva, atingindo até 50 milímetros. As previsões para sábado (7) indicam maiores preocupações para o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul devem ser as mais afetadas, com volumes de chuva que podem variar entre 50 e 100 milímetros, com o Litoral Sul podendo ultrapassar essa marca.

No último dia do alerta, domingo (8), os acumulados esperados situam-se entre 70 e 100 milímetros, principalmente do Centro ao Leste de Santa Catarina. A Defesa Civil destaca que, nesse dia, os riscos associados a esses volumes de chuva, como alagamentos e deslizamentos, são altos em várias regiões do Estado.

Apesar das condições climáticas adversas, a Defesa Civil projeta uma diminuição nas chuvas a partir da próxima semana em Santa Catarina.

Chuvas em SC

A chuva intensa dessa semana já afetou ao menos 60 municípios catarinenses e causou a morte de uma pessoa. Dezoito municípios decretaram situação de emergência:

Aurora;

Brunópolis;

Campo Alegre;

Canoinhas;

Corupá;

Curitibanos;

Erval Velho;

Frei Rogério;

Jaborá;

Ibiam;

Itaiópolis;

Laurentino;

Mafra;

Monte Carlo;

Papanduva;

Presidente Getúlio;

São Bento do Sul.

A previsão de mais chuva para o final de semana deixa o Estado em alerta.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!