Notícia no Ato

Udesc Lages promove curso prático de análise de sementes para profissionais de Sul do País

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está promovendo, até a próxima sexta-feira, 22, o 9º Curso Prático para Análise de Sementes Forrageiras e de Grandes Culturas.



Serão 40 horas de capacitação voltadas para analistas e responsáveis técnicos com experiência na área. O objetivo é treinar os profissionais para avaliação técnica e interpretação precisa de resultados para decisões no setor produtivo e sementeiro. O curso é promovido pela equipe do Laboratório Oficial de Análises de Sementes da Udesc (Laso).

A abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, e teve a presença do diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto. A palestra de abertura foi ministrada pelo responsável técnico do Laboratório Oficial de Análise de Sementes Supervisor, do Ministério da Agricultura em Minas Gerais (LASO/LANAGRO/MG), Luiz do Valle.

As atividades teóricas e práticas envolverão análise de pureza, determinação de outras sementes por número, verificação de outras cultivares, exame de sementes infestadas, germinação, viabilidade e vigor de sementes. Dentre as espécies analisadas, estarão soja, feijão, trigo, capim sudão, aveia preta, azevém e brachiária.

Os participantes, em sua maioria vindos do Paraná e Santa Catarina, serão capacitados em análises de comercialização de sementes e controle de qualidade. “Temos um grupo seleto de alta qualidade e a universidade está apta a fazer essas capacitações”, afirma a coordenadora geral do Laso, Cileide Coelho. 

Sobre o Laso

Em 2019, o Laso foi credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é o único laboratório do Estado habilitado para receber amostras de órgãos fiscalizadores da produção e comercialização de sementes.

O laboratório é habilitado para receber amostras de sementes de órgãos oficiais, não só de Santa Catarina, mas de todo o País e, inclusive, do exterior nos casos de importação de sementes. O Laso é o nono laboratório oficial do Brasil e o primeiro a funcionar dentro de uma universidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!